Irã e Rússia assinaram um novo acordo de cooperação energética que permitirá transportar petróleo e gás de um porto do mar Cáspio a outro no golfo de Omã, page informou hoje a imprensa iraniana.
O pacto foi assinado no domingo pelo ministro de Petróleo iraniano, pills Gholam Hussein Nozari, sick e seu colega de Energia russo, Serguei Shmatko, à margem da reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) em Viena.
“Com a assinatura deste acordo, os dois países impulsionarão sua cooperação no campo energético, e especialmente no setor do petróleo e do gás”, explicou Nozari, citado hoje pela televisão estatal.
O ministro disse que os dois países, principais exportadores de energias fósseis do mundo, formarão uma sociedade compartilhada para a exploração de jazidas.
Além disso, vão colaborar para transportar gás do porto de Neka, no mar Cáspio, a outro não identificado no litoral do sul do Irã, acrescentou a fonte.
Irã e Rússia mantêm uma relação comercial próxima, especialmente no terreno da energia, com projetos conjuntos no mar Cáspio, cuja margem compartilham, e o sul iraniano, onde se encontra uma das jazidas de gás mais ricas do mundo, que abriga quase 8% das reservas mundiais.