Menu
Mundo

Irã diz que retomará em 10 dias negociação sobre programa nuclear com AIEA

Arquivo Geral

01/05/2008 0h00


O representante do Irã perante a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), shop Ali Asghar Soltanieh, ailment anunciou hoje que o país retomará nos próximos dez dias suas negociações com a organização sobre o programa nuclear iraniano, segundo a agência de notícias “Mehr”.

O número dois da AIEA, Olli Heinonen, encerrou na quarta-feira duas rodadas de conversas em Teerã, nas quais tentou obter respostas à suposta elaboração por parte do Irã de estudos nucleares secretos para fins militares.

“Uma terceira rodada de negociações terá lugar em Teerã dentro de dez dias (..). Nelas, serão tratados assuntos técnicos e outras questões discutidas na última rodada”, disse Soltanieh.

A AIEA anunciou no dia 23 de abril ter chegado a um acordo com as autoridades iranianas para esclarecer as suspeitas sobre os supostos trabalhos nucleares militares iranianos.

No entanto, Soltanieh insistiu em que esse assunto não foi tratado durante a última visita de Heinonen, que durou três dias, e reiterou que o Irã havia “respondido às perguntas da AIEA”, mas que, de qualquer forma, o país está “disposto a eliminar todas as ambigüidades” em relação com o programa atômico.

A visita de Heinonen, que terminou na quarta-feira, foi a segunda realizada ao Irã em menos de duas semanas.

As autoridades iranianas consideram que estas conversas são importantes, já que ocorrem antes que o diretor da AIEA, Mohamed ElBaradei, elabore este mês um novo relatório sobre as atividades nucleares da República Islâmica.

Teerã rejeita as alegações dos serviços secretos dos Estados Unidos e de outros países ocidentais sobre supostos estudos nucleares secretos do Irã, e assegura que seu programa é “pacífico”.


 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado