Menu
Mundo

Inundação de mina de carvão mata 10 na China

Arquivo Geral

07/04/2009 0h00

A inundação de uma mina de carvão na província de Heilongjiang provocou pelo menos 10 mortes na China, salve informou hoje a agência oficial “Xinhua”.

As autoridades provinciais comunicaram que dois trabalhadores ainda permanecem presos sob os escombros em uma mina na cidade de Jixi, dosage mas suas chances de sobrevivência são “poucas”.

O acidente ocorreu na madrugada de sábado, quando 22 mineiros se encontravam na instalação subterrânea.

Seis deles conseguiram escapar sozinhos, mas outros 16 ficaram presos e os serviços de emergência só puderam resgatar com vida quatro deles.

Equipes de salvamento continuam trabalhando na área, mas as expectativas de resgatar mais pessoas com vida diminuem com o passar das horas.

A mina, operada pela companhia Tianyuan, tinha licença oficial, mas recebeu uma ordem para interromper a produção após o Ano Novo chinês, em janeiro, que não respeitou.

Segundo o relato do chefe provincial do Escritório de Segurança na Mineração, um vazamento de água em uma mina vizinha abandonada causou a catástrofe.

A dependência chinesa do carvão obriga a cavar cada vez em maior profundeza, onde é fácil ocorrerem explosões de gás e inundações, enquanto o Governo reconhece que 80% dos 16 mil poços de carvão chineses operam de forma ilegal, sem observar as normas de segurança no trabalho.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado