Menu
Mundo

Incêndio em ilha grega de Rhodes segue fora de controle

Arquivo Geral

25/07/2008 0h00

O incêndio ocorrido na ilha de Rhodes, viagra approved na Grécia, que queimou mais de 2.300 hectares de floresta, continua fora de controle, e por isso centenas de pessoas já foram evacuadas, informaram as autoridades locais.

Após quatro dias consecutivos, 500 bombeiros e soldados seguem combatendo o incêndio florestal no sul desta ilha do Mar Egeu, nas imediações do litoral turco, com as dificuldades decorrentes ainda das altas temperaturas e dos fortes ventos.

Centenas de turistas hospedados em três hotéis do sul de Rodas foram evacuados hoje como medida de precaução, pois o incêndio se aproximou perigosamente das instalações hoteleiras, informaram à Agência Efe fontes ligadas às autoridades locais.

A medida foi tomada após a iniciativa dos donos dos hotéis da zona de Genadi, devido à fumaça que cobriu o local.

Os turistas, afetados pela forte fumaça, foram levados para outros hotéis situados mais distantes do foco do incêndio.

O incêndio de Rhodes é mais um dos muitos registrados esta semana em diferentes pontos da Grécia, entre eles, um ocorrido na região de Varibopi, próxima a Atenas, e outro em Panagulas, a 200 quilômetros da capital, onde parte da população teve que ser evacuada como medida de precaução.

A Comissão Européia (CE) anunciou a ativação de seu Mecanismo de Defesa Civil, em resposta ao pedido de ajuda por parte da Grécia.

O mecanismo, que coordena o pedido e o envio de ajuda dos países europeus, mobilizou até agora quatro aeronaves de luta contra incêndios e uma de coordenação.

Quatro aviões cisterna da Itália e França, junto com um helicóptero enviado do Chipre, ajudam nas tarefas de extinção do fogo, junto com outros seis aviões e seis helicópteros gregos, 34 caminhões, 30 máquinas escavadoras e 20 veículos cisterna.

Duas pessoas foram acusadas pela Justiça local de Rhodes de “motivarem o início dos incêndios por negligência”.

Em Panagula, ao oeste de Atenas, os incêndios ameaçavam hoje várias zonas habitadas, levando as autoridades a ordenarem a evacuação de parte da população local, segundo informou a Defesa Civil.

Centenas de bombeiros, 24 caminhões-pipa, cinco aviões e um helicóptero cisterna se esforçavam para extinguir as chamas antes do cair da noite.

Além disso, outro incêndio, no cordão industrial da região de Mandra, em Atenas, ainda se encontra “fora de controle”, segundo informou à Efe o serviço de bombeiros do país, que acrescentou que a situação é “preocupante” pelas fortes rajadas de vento.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado