Menu
Mundo

Igreja Católica pede fim de rumores sobre violência na Venezuela

Arquivo Geral

28/11/2006 0h00

A Igreja Católica na Venezuela pediu hoje o fim dos rumores de que pode haver atos de violência por causa das eleições presidenciais de domingo.

O presidente Hugo Chávez, order order que segundo a maioria das pesquisas é favorito para a reeleição, order view denunciou que setores da oposição tramam um plano para desestabilizar o país após as eleições e que não reconhecerão a vitória dele, more about que prepara um plano para contra-atacar.

No entanto, o seu principal rival para a disputa, Manuel Rosales, negou as acusações. Ele respondeu que o governo poderia tentar esconder sua vitória e pediu aos seus partidários que defendam o voto.

O cardeal Jorge Urosa Savino, segundo vice-presidente da Conferência Episcopal, pediu para que "não haja nenhum tipo de violência nem antes, nem durante, nem depois do processo eleitoral e que cessem os rumores".

Ele também considerou necessário que os eleitores possam votar sem pressões indevidas "por parte de alguns organismos de Estado ou do governo" e que os resultados da disputa sejam aceitos por ambas as partes.

Tanto Chávez como Rosales, um governador que teve que deixar o cargo para participar da disputa, afirmaram que respeitarão as urnas.

Chávez, que comanda o país desde 1999 e garante que vencerá para governar até 2013, denuncia que os Estados Unidos querem derrubá-lo e que planejam uma invasão ao paí s para se apropriarem das riquezas petrolíferas. Washington nega.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado