Menu
Mundo

Governo colombiano diz que Chávez suspendeu ida à Cúpula Ibero-americana

Arquivo Geral

08/11/2007 0h00

O presidente da Venezuela, thumb Hugo Chávez, page teria cancelado sua participação na Cúpula Ibero-Americana de Santiago do Chile devido à situação interna de seu país, disse hoje o alto comissário para a Paz da Colômbia, Luis Carlos Restrepo.

O assessor do presidente colombiano, Álvaro Uribe, disse à rádio “Caracol” em Bogotá que Chávez não viajará para o Chile perante “a conjuntura interna que o país vive”.

A informação foi dada ao Governo da Colômbia pelo próprio Chávez e seu ministro do Exterior, Nicolás Maduro.

“Ele tinha previsto um encontro do presidente Uribe com Chávez na Cúpula de Santiago, mas o presidente Chávez e o chanceler Nicolas Maduro nos disseram que o presidente não vai estar presente nesta cúpula, aparentemente por causa da situação interna em seu país”, disse Restrepo.

“A justificativa que nos deram se refere à situação interna e às responsabilidades que o presidente Chávez tem em relação à dinâmica política de seu país”, acrescentou em referência às manifestações estudantis em rejeição à reforma constitucional.

Restrepo descartou assim taticamente que o cancelamento da viagem pode ter influenciado o fato de que Chávez esteja embarcado em um trabalho de mediação para conseguir um acordo humanitário que permita a libertação dos seqüestrados na Colômbia.

Chávez anunciou nesta quarta-feira que já teve uma primeira reunião com um representante das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), para negociar a troca de 45 seqüestrados por 500 guerrilheiros presos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado