Menu
Mundo

Governo argentino intensifica campanha contra a dengue

Arquivo Geral

01/11/2007 0h00

O Governo da Argentina deu início hoje a uma fase intensiva da campanha contra a dengue, information pills uma doença que “chegou para ficar”, store segundo considerou o próprio ministro da Saúde do país, Ginés González García.

O dirigente apresentou em entrevista coletiva novos equipamentos adquiridos para evitar a propagação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, assim como ações específicas que se concentrarão em áreas de irrigação em províncias do norte do país.

“A dengue chegou para ficar. De nenhuma forma se pode crer que é uma questão de um dia ou que se resolva no ano seguinte: o mosquito demonstrou uma enorme capacidade de adaptação às mudanças”, indicou.

García destacou que este ano foram registrados na Argentina 173 casos de dengue autóctones e outros 236 “importados” de países limítrofes.

Acrescentou que, apesar de desde maio não ter registrado novos casos, provavelmente por efeito das baixas temperaturas, “é preciso reforçar” os controles, porque “claramente hoje a dengue representa uma epidemia mundial”.

“Não podemos baixar a guarda, pois se trata de uma epidemia. Nós desde maio não temos nenhum caso, mas nem por isso devemos deixar de trabalhar em cada uma das províncias e municípios, sobretudo do norte, que estão em risco”, avaliou.

Entre as ações anunciadas pelo ministro está a organização de equipes sanitárias para combater possíveis focos do Aedes Aegypti em áreas de risco nas províncias de Formosa, Corrientes, Misiones, Chaco, Salta, Jujuy e Tucumán.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado