Menu
Mundo

Gates diz que retirada do Iraque está sendo planejada de forma prioritária

Arquivo Geral

26/07/2007 0h00

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, dosage Robert Gates, click disse que os comandantes militares estão planejando de forma “prioritária” a retirada das tropas do Iraque. A afirmação foi feita em carta à senadora e pré-candidata à Casa Branca democrata Hillary Clinton publicada por vários veículos de comunicação.

Hillary, sickness que em 2002 votou em favor da guerra, insiste em que os Estados Unidos procurem uma forma de sair do conflito, no qual mais de 3.600 soldados americanos já morreram e outros 24.000 ficaram feridos.

Em maio, a senadora pediu ao Pentágono que informasse sobre o planejamento para a retirada dos mais de 160.000 soldados que estão no Iraque. O subsecretário de Defesa, Eric Edelman, respondeu que o debate público sobre o assunto “fortalece a propaganda inimiga no sentido de que os Estados Unidos abandonarão seus aliados”.

Hillary considerou a resposta inaceitável e degradante, e o disse a Gates. “Pode ter certeza de que esse planejamento está em andamento com minha participação ativa, da mesma forma que a de oficiais militares e funcionários civis de alta patente, e dos nossos comandantes no local”, escreveu Gates na carta enviada na terça-feira.

“Os planos de contingência são uma prioridade para este Departamento”, acrescentou. No dia 13 deste mês, durante entrevista coletiva no Pentágono, Gates disse que uma retirada do Iraque “será uma tarefa gigantesca”, e reiterou que qualquer decisão sobre o assunto dependerá “das condições no campo de batalha”.

O secretário de Defesa lembrou então que, depois da primeira Guerra do Golfo Pérsico (1991), “e em um ambiente não hostil, com um excelente porto”, a retirada das forças americanas do Kuwait demorou um ano inteiro.

As forças dos Estados Unidos se encontram agora no Iraque em um ambiente hostil, com diversas facções que as atacam e se combatem entre si, e a estrada de Bagdá à fronteira kuwatiana é de mais de 360 quilômetros.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado