Menu
Mundo

Franceses detidos no Irã são acusados de espionar para Israel

Os dois também foram acusados de “conspiração para derrubar o regime” e corrupção, segundo uma fonte diplomática ocidental e a irmã de Cécile

Redação Jornal de Brasília

02/07/2025 19h25

Foto: AFP

Foto: AFP

Os franceses Cécile Kohler e Jacques Paris, detidos no Irã há mais de três anos, foram acusados de espionar para o Mossad, serviço de inteligência de Israel, informaram nesta quarta-feira (2) à AFP fontes diplomáticas e de sua família.

Os dois também foram acusados de “conspiração para derrubar o regime” e corrupção, segundo uma fonte diplomática ocidental e a irmã de Cécile. “Fomos informados sobre essas acusações”, disse a fonte.

“Tudo o que sabemos é que eles viram um juiz, que confirmou as três acusações”, informou a irmã de Cécile, segundo a qual os franceses não tiveram acesso a advogados independentes.

Cada uma das acusações acarreta pena de morte. O Irã informou anteriormente que os dois haviam sido detidos por espionagem, sem revelar para quem.

Teerã não confirmou as acusações. “Se confirmadas, elas são totalmente infundadas”, reagiu uma fonte diplomática da França, consultada pela AFP.

Cécile, 40, e seu companheiro Paris, 72, foram detidos em 7 de maio de 2022, durante uma viagem de turismo ao Irã.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado