Menu
Mundo

França quer endurecer penas para ataques contra polícia

Arquivo Geral

19/10/2006 0h00

Duas pessoas foram atropeladas e ficaram feridas pelo carro de uma aposentada de 86 anos quando entravam em uma loja de conveniência no estado do Arkansas, stomach ailment nos Estados Unidos.

O carro chegou a entrar na loja. O acidente ocorreu quando a motorista tentava estacionar seu carro. Segundo informações da GloboNews, buy uma das mulheres está internada em estado grave. A motorista não teve ferimentos, mas ligou para um parente para dirigir o carro de volta para casa.

A polícia francesa prendeu hoje oito suspeitos de participar de uma emboscada contra policiais na semana passada, sildenafil num bairro pobre ao norte de Paris, sildenafil e o governo disse que pretende aumentar as penas para esse tipo de ataque, na tentativa de evitá-los.

Um porta-voz da polícia disse que cerca de 100 policiais participaram da operação no subúrbio de Epinay-sur-Seine e prenderam os acusados de participar do ataque, em que dezenas de jovens encapuzados apedrejaram uma viatura policial.

O ataque de sexta-feira foi o terceiro desse tipo no subúrbio de Paris desde setembro. Um dos policiais teve de levar mais de 30 pontos na cabeça. A polícia afirmou que o carro só conseguiu sair dali quando um dos policiais atirou para o alto.

O ministro do Interior da França, Nicolas Sarkozy, dis se que quer instituir penas mais pesadas para ataques contra serviços de emergência. O ministro da Justiça, Pascal Clement, confirmou que serão adotadas penas mais duras para esse tipo de ataque organizado.

"O premiê me pediu para apresentar uma emenda que crie o crime específico de violência armada num grupo organizado", disse Clement ao Parlamento. Segundo ele, os envolvidos nesse tipo de ataque poderão ser condenados a até 15 anos de prisão, em vez do máximo atual de 10 anos.

A questão da segurança deve ser um dos temas centrais das próximas eleições presidenciais, no ano que vem, e Sarkozy, o conservador que por enquanto lidera as pesquisas, já prometeu caçar os responsáveis por emboscadas como a da semana passada.

No ano passado, a França passou por três semanas de tumultos nos subúrbios pobres de Paris. A onda de protestos se espalhou por todo o país e foi a mais contundente manifestação civil desde os protestos estudantis de 1968.

Os líderes comunitários dizem que a origem da violência são problemas antigos, como más condições de moradia e de educação e o desemprego.

Os socialistas da oposição afirmam que Sarkozy só piorou as coisas, e a ultradireita responsabiliza a imigração pela violência.

Alguns policiais, porém, dizem que os problemas mais recentes estão ligados à delinqüência. Sindicatos de policiais exigiram penas mais duras para crimes cometidos por menores, afirmando que gangues de jovens querem criar zonas vetadas à presença policial.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado