Menu
Mundo

Fósseis de dez hipopótamos anões são encontrados na ilha grega de Creta

As escavações começaram na semana passada no monte Katharo, a uma altitude de 1.100 metros sobre o nível do mar

Redação Jornal de Brasília

17/07/2023 12h00

Foto: Jason TAVALAS / AFP

Fósseis de 10 hipopótamos anões nativos de Creta, que datam de 350.000 anos antes da era atual, foram encontrados em escavações na ilha grega realizadas pela Universidade de Atenas, anunciou nesta segunda-feira (17) à AFP o paleontólogo Giorgos Lyras.

“Trata-se de um descobrimento importante, é a primeira vez que uma concentração tão alta de fósseis de hipopótamos anões é encontrada na Grécia”, explicou este professor de paleontologia da universidade de geologia de Atenas.

As escavações começaram na semana passada no monte Katharo, a uma altitude de 1.100 metros sobre o nível do mar, no departamento de Lasithi, no leste da ilha grega, e continuarão até o próximo fim de semana.

“Esperamos encontrar um número maior de fósseis de hipopótamos”, disse Lyras, recordando que sua existência era conhecida desde o século XVIII, mas é “a primeira vez que são realizadas escavações científicas para desenterrá-los”.

Em setembro, as escavações serão retomadas até serem interrompidas no inverno devido às baixas temperaturas e à neve, frequentes na região.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado