A Força Aérea Portuguesa buscará amanhã em Barcelona o presidente do país, Aníbal Cavaco Silva, que irá até a cidade espanhola de carro vindo de Praga, devido aos cancelamentos de voos causados por uma nuvem de cinzas gerada por um vulcão na Islândia, informaram hoje fontes oficiais.
Cavaco Silva e sua comitiva, que estavam na República Tcheca em visita oficial, permaneceram retidos no país centro-europeu desde ontem, até que na manhã de hoje iniciaram sua viagem de carro para Barcelona. As duas cidades são divididas por 2.700 quilômetros.
O percurso prevê uma parada em Estrasburgo (nordeste da França), onde pernoitarão, antes de chegar a Barcelona.
O ministro de Defesa português, Augusto Santos Silva, disse que a operação incluirá uma aeronave Falcon, um pequeno avião que transportará o chefe de Estado português, e um C-130, de maiores dimensões e que levará a comitiva.