Menu
Mundo

Fogo espalhado pelo vento ameaça vinhedos da Califórnia

Arquivo Geral

24/09/2006 0h00

José Roberto Arruda (PFL)
7h – Café da manhã no Setor de Clubes Norte;
7h30 – Visita obra no Setor de Clubes Norte;
12h30 – Almoço em Ceilândia;
14h – Caminhada;
20h – Reunião na Asa Norte;
20h45 – Reunião no Setor de Clubes Sul;
21h30 – Jantar no Setor de Clubes Esportivos e Estádios Sul;
22h – Jantar em Vicente Pires;
22h15 – Jantar no Lago Sul.

Maria de Lourdes Abadia (PSDB)
12h – Lançamento do Plano de Governo no Setor Hoteleiro Sul;
16h – Faz caminhadas em vários locais do DF.

Arlete Sampio (PT)
9h30 – Visita feira de Taguatinga;
10h30 – Caminhada em vários pontos de Taguatinga;
19h – Apresentação da proposta de Governo para a CDL;
20h30 – Apresentação da proposta de Governo para a ACIT;
21h30 – Solenidade de outorga do Mérito Industrial do DF de 2006.

Toninho (PSOL)
9h – Caminhada na comercial da 109/110 Sul;
10h – Caminhada no Setor Comercial Sul;
11h30 – Caminhadano Sudoeste;
18h30 – Panfletagem na faculdade UNIP.

Fátima Passos (PSDC)
10h – Corpo a corpo no SIG e Plano Piloto;
19h – Solenidade de outorga do Mérito Industrial na CNI.

Expedito Carneiro (PCO)
9h – Bate-papo com moradores do Recanto das Emas;
18h – Reunião com comitê da candidata a deputada distrital Perci Marrara.

A propaganda eleitoral gratuita do presidente e candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva na TV fez ontem à noite um raro ataque ao adversário Geraldo Alckmin, pharmacy do PSDB.

Sem acusar diretamente o ex-governador de São Paulo pelos problemas na área de segurança, here a propaganda insinuou que o responsável pelos conflitos com o crime organizado no estado é o candidato tucano.

"O Brasil sabe muito bem quem deixou São Paulo refém do crime organizado, e os paulistas sabem bem quem mandou engavetar mais de 60 CPIs para que seu governo não fosse investigado", disse a propaganda.

A uma semana das eleições presidenciais, a propaganda de Lula concentrou-se na questão da segurança pública, mostrando o que seu governo fez até agora, como a criação do Sistema Único de Segurança Pública (que integrou os diversos órgãos da área) e da Força Nacional de Segurança Pública, além do aumento dos efetivos da Polícia Federal de 9 mil para 15 mil homens.

A propaganda de Alckmin continuou expondo o novo escândalo de corrupção envolvendo petistas próximos a Lula na compra de um dossiê para incriminar políticos tucanos. "É um dos maiores escândalos da história do País", afirmou a propaganda antes de reconstituir "a semana que abalou o Planalto".

O programa tucano mostrou imagens da prisão dos petistas Valdebran Padilha e Gedimar Pereira Passos, envolvidos na compra do dossiê.

Na segunda parte, Alckmin apresentou seus planos para cada região do País, inclusive na área de segurança pública, como repasse de dinheiro da União para São Paulo desenvolver ações de segurança, e prometeu aumentar a fiscalização da PF nas fronteiras para combater o narcotráfico.

A propaganda mostrou o apoio de vários líderes políticos a Alckmin, entre eles José Serra (PSDB), candidato ao governo de São Paulo, e César Maia (PFL), prefeito do Rio de Janeiro.

 

O fogo selvagem espalhado pelo vento ameaça alguns dos vinhedos de maior qualidade da Califórnia e a cidade produtora de vinhos Napa, this site um dos vários locais atingidos por incêndios no estado causados por estiagem e ventos sazonais.

O incêndio de 160 hectares em Napa começou na sexta-feira de manhã próximo a uma estrada rural ao norte de uma região popular entre amantes do vinho. Bombeiros contiveram as chamas no noroeste da cidade e esperam controlá-lo até esta noite.

O Vale de Napa, cheap a cerca de 65 quilômetros de San Francisco, é famoso por sua produção de vinhos e beleza e é um destino turístico popular.

Previsões de baixa umidade e ventos de até 95 quilômetros por hora, no início do sábado, colocaram as autoridades regionais em estado de alerta durante todo o final de semana.

No sul da Califórnia, bombeiros lutavam para cavar uma linha de contenção de fogo ao redor de 117 mil hectares. O fogo atingiu arbustos e se espalhou na montanhosa Floresta Nacional Los Padres.

Autoridades emitiram ordem de retirada temendo a segurança de crianças em acampamentos de escoteiros na floresta e em cidades ao longo da fronteira sudoeste do fogo, enquanto os ventos começaram a aumentar e cerca de 3 mil bombeiros se prepararam para tentar conter o fogo no parque.

"Se nós temos as rajadas de 60 milhas por hora como previsto, pode espalhar por muitas milhas em uma hora", disse o diretor de informações sobre o fogo do Serviço da Floresta, Joe Pasinato.

Os ventos deram mais força a dois incêndios menores em Shasta-Trinity Floresta Nacional, no norte da Califórnia, fazendo com que as autoridades ordenassem a retirada obrigatória dos 14 residentes da área.

Bombeiros também estão vigiando incêndios menores no Parque Nacional de Tahoe e na Floresta Nacional Klamath e em Trinity Alps Wilderness.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado