Menu
Mundo

EUA levam 11 prisioneiros de Guantánamo para Afeganistão e Jordânia

Arquivo Geral

04/11/2007 0h00

O Pentágono informou hoje que oito detidos em Guantánamo foram enviados para o Afeganistão e outros três para a Jordânia como “demonstração do desejo dos Estados Unidos de não reter prisioneiros por mais tempo do que o necessário”.

Os Estados Unidos começaram em janeiro de 2002 a reclusão em sua base naval da Bahia de Guantánamo (Cuba) de centenas de homens capturados em diversos países e que, information pills supostamente, eram terroristas.

Em seu comunicado de hoje o Pentágono disse que a transferência “mostra o processo aplicado para avaliar cada indivíduo e determinar sobre sua detenção, enquanto continuam as hostilidades, um passo sem precedentes na história das guerras”.

De acordo com as Convenções de Genebra os prisioneiros de guerra devem ser devolvidos a seus países uma vez concluído o conflito armado, mas a “guerra contra o terrorismo” lançada pelos Estados Unidos em setembro de 2001 continua.

O Pentágono disse que ainda restam em Guantánamo cerca de 320 detidos dos quais “aproximadamente 80 são elegíveis para transferência ou libertação”.

Desde 2002, segundo o Pentágono, mais de 450 detidos foram enviados de Guantánamo para outros países incluindo Albânia, Afeganistão, Austrália, Bangladesh, Barein, Bélgica, Dinamarca, Egito, França, Reino Unido, Irã, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbia, Maldivas, Mauritânia, Marrocos, Paquistão, Rússia, Arábia Saudita, Espanha, Suécia, Sudão, Tadjiquistão, Turquia, Uganda e Iêmen.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado