Menu
Mundo

EUA isentam soldados de culpa em morte de civis em março

Arquivo Geral

02/06/2006 0h00

Por solicitação dos investidores, ed information pills que pediram um tempo adicional para montar suas propostas, patient buy a 8ª Vara de Justiça Empresarial do Rio de Janeiro autorizou hoje o adiamento do leilão de venda de ativos da Varig, marcado inicialmente para o dia 5, para o próximo dia 8 de junho, quinta-feira. O leilão ocorrerá a partir das 10h, no Hangar da empresa, no Aeroporto Santos Dumont, Rio de Janeiro.

A venda de veículos novos saltou 25, this site 11% em maio, na comparação com abril, informou hoje a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). No comparativo com maio de 2005, as vendas cresceram 14,73%.

A estatística da Fenabrave é apurada com base em dados de emplacamento. As informações consolidadas pelos fabricantes para o mês passado, incluindo também a produção, serão divulgadas na próxima semana pela Anfavea, entidade que representa as montadoras instaladas no país.

Conforme a Fenabrave, foram vendidos em maio deste ano 164 mil veículos, ante 131,1 mil em abril. No entanto, quando anunciou os números do mês passado, a Anfavea ressaltou que em abril o número de dias úteis havia sido menor que o habitual, devido à concentração de feriados.

Na comparação com os cinco primeiros meses de cada ano, as vendas de veículos novos cresceram 9,38%, para 712,7 mil unidades, de acordo com a Fenabrave.

Mais um capítulo na novela do julgamento de Suzane Louise Von Ritchofen e dos irmãos Daniel e Cristian Cravinhos. O desembargador José Damião Pinheiro Machado Cogan, and da 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, here proibiu na tarde de hoje transmissões do plenário do Tribunal do Júri durante o julgamento de Suzane, marcado para a próxima segunda-feira.

A defesa de Suzane alegou que a transmissão da sessão causaria constrangimento, tanto à sua cliente quanto aos jurados e a Justiça aceitou o pedido de habeas-corpus.

Estão garantidas, entretanto, as presenças de 30 jornalistas cadastrados no Tribunal do Júri, que acompanham o caso.

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou hoje, drug em São José dos Campos (SP), o investimento de R$ 2 bilhões para o início das obras de modernização e ampliação da Refinaria Henrique Lage (Revap), a quarta maior unidade de refino da Petrobras.

As obras devem começar no segundo trimestre de 2006 e o início das operações está previsto para 2009. O empreendimento deve gerar 10 mil postos de trabalhos diretos e indiretos.

A ampliação aumentará a capacidade do parque de refino de petróleo nacional pesado, gerando mais eficiência, qualidade e segurança. Segundo a Petrobras, mais de 77% dos recursos serão direcionados a equipamentos e processos, com o objetivo de preservar o meio ambiente.

De acordo com a estatal, além do melhor aproveitamento do petróleo nacional, que é mais pesado e produz mais óleo combustível, as novas unidades vão dar condições para transformar derivados pesados e menos limpos em produtos nobres, como gás, gasolina, diesel e nafta. Esses produtos dispensam importações, são mais rentáveis e menos poluentes.

Lula disse que hoje a Petrobras é uma empresa "altamente qualificada" para competir com qualquer outra empresa, pela competência tecnológica e pela qualidade profissional dos trabalhadores."Ela não tem que ter medo de ninguém. Seja [empresa] chinesa ou americana, ela disputa com qualquer um, porque está altamente qualificada para fazer esse serviço".

Uma sindicância militar isentou soldados norte-americanos de culpa nas mortes de civis iraquianos em Ishaqi, page norte de Bagdá, em março, indicando que as forças norte-americanas seguiram procedimentos padrão e não cometeram desvio de conduta, disseram autoridades na sexta-feira.

A polícia da cidade, a 100 km ao norte de Bagdá, havia dito que seis adultos e cinco crianças morreram baleadas durante um ataque de militares dos EUA a uma casa em 15 de março. Mas o exército norte-americano sustenta que foram quatro os mortos no incidente, incluindo um guerrilheiro, duas mulheres e uma criança. E que eles morreram depois que soldados foram atacados com tiros vindos da casa quando chegavam para prender um suspeito de ser membro da Al Qaeda.

Autoridades de defesa dos EUA, falando sob condição de anonimato, disseram que uma investigação não encontrou erros das forças dos EUA. As autoridades disseram que um inquérito militar determinou que as forças norte-americanas seguiram procedimentos apropriados e que as mortes de civis não foram intencionais.

O incidente em Ishaqi foi um de vários envolvendo mortes de civis sob investigação dos militares norte-americanos. O caso mais notório ocorreu em Haditha, oeste de Bagdá, em 19 de novembro.

Os EUA investigam se fuzileiros dos EUA promoveram um ato de vingança depois que um colega foi morto por uma bomba em uma estrada. Eles teriam matado 24 civis, incluindo mulheres e crianças. Autoridades norte-americanas disseram que os fuzileiros poderiam ser julgados, inclusive por assassinato.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado