Menu
Mundo

EUA e R. Tcheca assinam acordo para instalação de radar na Europa

Arquivo Geral

08/07/2008 0h00

República Tcheca e Estados Unidos assinaram hoje em Praga um acordo para a instalação de um radar na polêmica base do sistema antimísseis que Washington quer construir na Europa Central e no Leste Europeu.

O documento, about it que deverá ser ratificado pelo Parlamento tcheco, information pills foi assinado pela secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, e por seu colega tcheco, Karel Schwarzenberg.

Praga e Washington assinaram ainda um acordo sobre cooperação defensiva em ciência e pesquisa, que facilitará a participação de empresas tchecas como durante a construção do dispositivo.

Yevgeny Buzhinsky, enviado do Ministério de Defesa russo para as questões do radar, disse hoje em Praga que Moscou ainda entende o escudo como uma ameaça a sua própria segurança e que seu país questiona os motivos que levam ao estabelecimento do mecanismo.

“Certamente somos pessoas razoáveis, e não pensamos em bombardear ninguém”, disse Buzhinsky durante uma conferência organizada hoje pelo Partido Socialista Tcheco.

O acordo entre Praga e Washington chega em meio à incerteza sobre outro acordo similar entre Estados Unidos e Polônia, pais no qual Washington pretende instalar cerca de dez mísseis, com o objetivo de se defender de um possível ataque balístico.

O Governo de Tusk considera a instalação de mísseis do tipo Patriot imprescindível para repelir eventuais agressões vindas de territórios vizinhos e manter a segurança da Polônia e exige a instalação dos armamentos de maneira permanente e não temporária, como propõe Washington.

Apesar do desejo de Varsóvia de continuar com as negociações, a vizinha Lituânia ganha cada vez mais força como alternativa se o acordo entre Polônia e EUA fracassar.

Os planos dos EUA contemplam a instalação de dez bases balísticas de interceptação na Polônia e um sistema de radar na República Tcheca.

O objetivo é evitar possíveis ataques que possam partir de algum dos países do chamado Eixo do mal, uma das prioridades da administração Bush antes do fim de seu mandato.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado