Menu
Mundo

EUA e México retomam programa de repatriação de imigrantes ilegais

Arquivo Geral

25/08/2009 0h00

As autoridades dos Estados Unidos e do México anunciaram hoje o reatamento, pelo sexto ano consecutivo, do programa bilateral de repatriação voluntária que permite a milhares de mexicanos imigrantes ilegais retornar a cidades do interior do país de origem.

O programa, lançado em 2004, tem o objetivo de facilitar o retorno seguro de imigrantes mexicanos que foram encontrados ou detidos no deserto de Sonora do Arizona a seus lugares de origem no interior do México.

Em comunicado conjunto emitido em Tucson, Arizona, as autoridades dos dois países elogiaram o programa e o compromisso para fornecer um tratamento “humanitário” aos imigrantes ilegais detidos na zona de fronteira.

O programa “reflete nosso compromisso mútuo com a aplicação eficaz das leis de imigração das duas nações, e é prova de que podemos fazer isso de forma humanitária”, disse o encarregado do Escritório de Imigração e Alfândegas (ICE), John Morton.

Implementado em 2004, o programa foi uma resposta conjunta dos EUA e do México à necessidade de reduzir as mortes na fronteira e para combater o crime organizado vinculado ao contrabando e à exploração de imigrantes.

Calcula-se que mais de 82.558 mexicanos tenham sido repatriados de forma voluntária através do programa MIRP, que exclui, porém, imigrantes ilegais que foram condenados por crimes violentos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado