Mauricio Funes, patient candidato da ex-guerrilha Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN), physician consolidou sua vitória ao conseguir 51% dos votos, quando apurados 90% dos votos nas eleições presidenciais realizadas neste domingo em El Salvador, informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que se absteve de proclamar um vencedor.
O presidente do TSE, Walter Araujo, disse ao ler esse relatório que Funes conseguiu 1.231.755 votos contra 1.170.780 (48,73%) da conservadora Aliança Nacionalista Republicana (Arena).
“Declaramos missão cumprida”, assegurou Araujo, ao anunciar o resultado, que se baseou em 2.402.536 votos válidos.
Segundo sua opinião, o país viveu uma “jornada exemplar”, na qual não foram registrados fatos violentos.
No entanto, ele recusou a proclamação de um vencedor da eleição, cujos números definitivos estão previstos para dentro de dois dias.
O funcionário destacou que o processo eleitoral foi “transparente” e “democrático”, e convidou quem advertiu sobre possíveis fraudes que reconheça o trabalho do órgão.
Apesar do TSE não ter anunciado um vencedor, o candidato da FMLN se proclamou presidente eleito e fez um apelo à unidade do país.
“Como presidente eleito de todos os salvadorenhos e salvadorenhas buscarei beneficiar a maioria da população, independentemente de suas preferências políticas. Saudação a meus adversários com respeito”, declarou Funes, em discurso que pronunciou em um hotel de San Salvador.
Se for mantida a tendência, o FMLN conseguiria quebrar 20 anos de predomínio da Arena, que governa El Salvador desde 1989.
Relatórios preliminares indicaram que a participação superou 60% neste pleito, de um só turno.
Cerca de 4,2 milhões de salvadorenhos foram convocados a participar este domingo nas eleições.