Menu
Mundo

Especialistas negam que Kelud tenha entrado em erupção

Arquivo Geral

04/11/2007 0h00

Especialistas desmentiram hoje que o vulcão Kelud, viagra approved na ilha indonésia de Java, pill tenha entrado em erupção, como anunciou no sábado a agência geológica estatal, provocando cenas de pânico nas localidades próximas à cratera.

“Ainda não podemos dizer que houve erupção”, disse Gede Suamtika, porta-voz do estatal Centro Nacional de Vulcanologia e Gestão de Riscos Geológicos de Bandung.

No entanto, Suamtika disse que, embora o vulcão não tenha chegado a expulsar lava, houve sinais claros que antecedem a erupção, como um aumento da temperatura do lago da cratera, que entrou em ebulição e chegou a cem graus.

A notícia da erupção ocorreu depois que à tarde começou um tremor vulcânico de 18 horas de duração que durou até hoje.

Assim como no sábado, a boca do Kelud continua coberta por uma coluna branca de vapor, o que dificulta totalmente a visibilidade do cone.

Suamtika não descartou uma iminente erupção do vulcão, levando em conta que a temperatura do lago, embora tenha diminuído, continua em níveis de alerta.

“As câmeras instaladas no vulcão mostraram ontem imagens de água fervendo no lago, mas agora a temperatura caiu para 61 graus”, disse o vulcanólogo.

O especialista advertiu que é um nível muito mais elevado que os 39 graus que a água atingiu antes da última erupção do vulcão, em 1990, que matou 34 pessoas.

Apesar de a maior parte da população das localidades situadas em um raio de dez quilômetros do vulcão ter sido evacuada, ainda há dezenas de moradores que se negam a deixar suas casas.

A falsa erupção, divulgada por toda a imprensa local, foi confirmada por um oficial do Serviço Meteorológico e Geológico Nacional, que mede a atividade sísmica no país.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado