Menu
Mundo

Espanha registra quase mil casos de coronavírus em 24 horas

No mundo: Um alto funcionário do governo iraniano morre devido ao Covid-19, na França a situação é muito preocupante e se deteriora rapidamente

Redação Jornal de Brasília

16/03/2020 8h50

People wearing protective masks walk at El Prat airport in Barcelona on March 16, 2020. – After the COVID-19 pandemic began in China late last year, Europe in recent weeks emerged as the biggest flashpoint and the death toll on the continent surged over the weekend. Spain and France registered 183 and 29 new deaths respectively yesterday, their worst one-day tolls. (Photo by Pau Barrena / AFP)

A Espanha registrou quase mil casos a mais de coronavírus nas últimas 24 horas, o que eleva o total no país a 8.744 casos confirmados, e 297 mortes, contra 288 do dia anterior, informou nesta segunda-feira o coordenador de emergências do ministério da Saúde, Fernando Simón.

O aumento de domingo para segunda-feira foi menor que o registrado no fim de semana. Entre sábado e domingo o país registrou mais 2.000 casos.

Irã

Um alto funcionário do governo iraniano, membro da Assembleia de Especialistas, o organismo responsável por nomear e supervisionar o Guia Supremo, morreu devido ao novo coronavírus, informou a agência oficial IRNA.

O aiatolá Bathayi Golpayegani, 78 anos, eleito em 2016, havia sido hospitalizado no sábado.

Bethayi Golpayegani representava Teerã na Assembleia de Especialistas, organismo integrado por 88 religiosos escolhidos por voto universal.

Ao menos 12 políticos ou dirigentes iranianos, incluindo dois deputados eleitos recentemente, morreram vítimas do novo coronavírus desde 19 de fevereiro, data em que as autoridades anunciaram a primeira morte.

No Irã, o novo coronavírus provocou a morte de 724 pessoas sobre um total de 13.938 infectados, de acordo com o balanço divulgado no domingo.

Marinha americana

A Marinha dos Estados Unidos anunciou o primeiro caso suspeito de novo coronavírus a bordo de um navio de guerra, ao informar que um militar deu resultado positivo para o exame, mas que o diagnóstico deve ser confirmado pelas autoridades de saúde.

A informação foi divulgada uma semana depois de outro marinheiro americano, que estava no sul da Itália, contrair COVID-19.

“Um marinheiro que presta serviço no navio anfíbio ‘USS Boxer’ deu ‘suposto positivo’ para a doença do coronavírus 2019 (COVID-19), no primeiro caso de um marinheiro a bordo de um navio da Marinha”, afirma um comunicado militar.

O marinheiro foi colocado em quarentena em casa. “Pessoas que estiveram em contato próximo com o indivíduo foram notificadas e estão em isolamento em suas casas”, completa a nota da Marinha.

França

A situação pela epidemia de coronavírus na França “é muito preocupante e se deteriora rapidamente”, afirmou nesta segunda-feira o diretor geral de Saúde, Jérôme Salomon, preocupado com uma possível “saturação” dos hospitais.

“O número de casos dobra a cada três dias, mas quero, acima de tudo, que nossos concidadãos entendam que há pessoas que estão doentes, em terapia intensiva e cujo prognóstico de vida está comprometido, e essas pessoas são centenas”, disse Salomon.

A França registrou nas últimas 24 horas mais de 900 novos contágios e 36 mortes, elevando o total a 5.400 infectados e 127 óbitos.

Mais de 400 pessoas estão hospitalizadas em estado grave.

“Há uma preocupação de que a rapidez da epidemia provoque uma saturação do sistema hospitalar francês, algo que temos que evitar”, declarou Salomon.

As informações são da France Press

 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado