Menu
Mundo

Enviado dos EUA à ONU promete “defender cada centímetro do território da Otan”

Em reunião emergencial da ONU, embaixador Mike Waltz reafirma compromisso com aliados após violação do espaço aéreo estoniano por caças russos

Redação Jornal de Brasília

22/09/2025 13h12

Foto: BRENDAN SMIALOWSKI/AFP

Foto: BRENDAN SMIALOWSKI/AFP

O novo enviado de Washington às Nações Unidas prometeu, nesta segunda-feira (22), “defender cada centímetro do território da Otan”, durante uma reunião de emergência sobre a incursão de aviões de combate russos no espaço aéreo da Estônia, membro da aliança militar transatlântica.

A Otan enviou aeronaves após três caças russos violarem o espaço aéreo estoniano por 12 minutos na sexta-feira, o que gerou denúncias de uma nova provocação perigosa e a recusa de Moscou.

A Estônia solicitou uma reunião do Conselho de Segurança em resposta à incursão russa, que chamou de “imprudência sem precedentes”.

“Como dissemos há nove dias, os Estados Unidos apoiam seus aliados da Otan diante dessas violações do espaço aéreo. E quero aproveitar esta primeira oportunidade para reiterar e enfatizar que os Estados Unidos e nossos aliados defenderão cada centímetro do território da Otan”, declarou o embaixador Mike Waltz.

Este incidente ocorre dias depois de Polônia e Romênia, também membros da aliança transatlântica, denunciarem as intrusões aéreas russas.

No domingo, o presidente dos EUA, Donald Trump, condenou a mais recente violação do espaço aéreo e prometeu defender a Polônia e os países bálticos em caso de uma escalada da Rússia.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado