Menu
Mundo

Em carta, Saddam Hussein diz que vitória contra americanos está próxima

Arquivo Geral

15/10/2006 0h00

Em uma carta aberta, more about buy Saddam Hussein disse aos iraquianos que "a vitória está próxima" e exortou os insurgentes a demonstrar magnanimidade com seus oponentes, advice dizendo que ele próprio perdoa os iraquianos que ajudaram os assassinos de seus dois filhos.
Em carta ditada a seu principal advogado, drug Khalid Dulaimi, durante um encontro de quatro horas que os dois tiveram no sábado na prisão onde Saddam está detido, o ex-líder iraquiano também disse que os iraquianos devem de ixar suas diferenças de lado e fixar uma única meta: expulsar as tropas norte-americanas do Iraque.

"A vitória está próxima, mas não esqueçam que sua meta de curto prazo se limita a libertar seu país das forças de ocupação", disse Saddam na carta.

Dulaimi disse que a carta foi escrita dias antes de o tribunal onde Saddam está sendo julgado pela morte de 148 xiitas da cidade de Dujail, nos anos 1980, fazer nova audiência, na segunda-feira, para rever os depoimentos das testemunhas.

Saddam exortou os membros de sua comunidade minoritária sunita, que forma a espinha dorsal da insurgência, a perdoar até mesmo os informantes iraquianos que ajudaram tropas dos EUA a localizar e matar seus dois filhos, Uday e Qusay, numa troca de tiros numa casa em Mosul, em 2003.

"Conclamo a todos a aplicar a justiça na jihad (guerra santa), não se deixarem atrair pela ação insensata, e exercer o perdão, em lugar da dureza com aqueles que se perderam do caminho", acrescentou.

O ex-líder disse que recorreu a uma carta aberta pela primeira vez desde que seu julgamento teve início, em outubro de 2005, por acusações de crimes contra a humanidade, para poder transmitir sua mensagem sem que ela fosse censurada.
Mas ele avisou seus partidários de que a força excessiva contra ad versários que não apóiam a insurgência apenas fará a resistência anti-EUA perder o amplo apoio popular de que goza.

Ecoando os temores de muitos iraquianos sunitas de que o país possa rachar, Saddam conclamou os iraquianos a preservar a unidade nacional. "Vocês estão sacrificando suas vidas por esses princípios grandiosos, e à frente disse está o grande Iraque unido."

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado