Menu
Mundo

Eleito chefe do Partido Conservador, Boris Johnson será o novo premiê britânico

Johnson, que substituirá Theresa May, derrotou o atual chefe da diplomacia britânica, Jeremy Hunt, por 92.153 a 46.656

Willian Matos

23/07/2019 9h21

Foto: Reuters

O ex-secretário de Assuntos Externos do Reino Unido e ex-prefeito de Londres Boris Johnson confirmou o seu amplo favoritismo e foi eleito nesta terça-feira, 23, o novo presidente do Partido Conservador, derrotando o atual chefe da diplomacia britânica Jeremy Hunt por 92.153 votos a 46.656. Agora, Johnson substituirá Theresa May também como primeiro-ministro britânico.

Em um breve discurso após o anúncio do resultado, o novo líder dos Tories insistiu ser factível que o Reino Unido mantenha uma parceria estreita com a União Europeia (UE) ao mesmo tempo em que cumpre o seu desejo por um “autogoverno democrático”, referindo-se ao Brexit e à sua promessa central de campanha, que é tornar a separação do bloco uma realidade em 31 de outubro “com ou sem acordo”. Isso seria possível com “um espírito de ‘podemos fazer'”, acrescentou.

A retórica se encaixa no slogan de BoJo, como é conhecido o próximo primeiro-ministro britânico: “Vamos entregar o Brexit, unir o país e derrotar Jeremy Corbyn”, em que atiça também o medo dos conservadores de que o presidente do Partido Trabalhista e líder da oposição pudesse assumir o governo em uma eventual eleição antecipada.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado