Os membros de uma comissão de inquérito de direitos humanos da ONU disse hoje que Israel deveria pagar indenizações por danos causados durante um mês de guerra no sul do Líbano, ed no rx especialmente por prejuízos sofridos por civis.
Os três investigadores sugeriram a criação de um programa internacional de compensações semelhante àquele que pagou bilhões de dólares por prejuízos provocados pela ocupação do Kuweit pelo Iraque (1990-91).
O inquérito pediu ao Conselho de Direitos Humanos da ONU que "considere a criação de uma comissão competente para examinar reivindicações individuais por reparações e compensação", buy more about disse o brasileiro João Clemente Baena Soares, abortion membro da comissão, em entrevista.
O novo relatório é a ampliação de um texto anterior, de 21 de novembro, que acusava Israel de "uso excessivo, indiscriminado e desproporcional da força" durante a guerra de julho e agosto, que segundo os investigadores matou 1.191 pessoas no Líbano e provocou danos em 30 mil casas.
Israel invadiu o sul do Líbano depois que o Hezbollah seqüestrou dois soldados no lado israelense da fronteira, em 12 de julho. O relatório disse que Israel teve 43 civis mortos e 6 mil casas danificadas pelos ataques do Hezbollah.
Stelios Perrakis, membro da comissão, disse que a pesca e a agricultura sofreram graves prejuízos no Líbano por causa dos ataques israelenses, e que vazamentos de óleo de refinarias atingiram Chipre, Turquia e Grécia. O inquérito concluiu que Israel tem responsabilidade internacional pelas violações e danos, segundo ele.
O investigador disse que o relatório "não é tendencioso, está dentro dos limites impostos pelo mandato", disse Perrakis, referindo-se ao mandato da ONU para uma investigação de direitos humanos sobre os bombardeios "sistemáticos" contra civis libaneses.
Mas Israel foi ao Conselho criticar a investigação da ONU, que teria ignorado o fato de o Hezbollah ter disparado 4 mil foguetes contra o país durante os 33 dias de guerra.
O embaixador israelense, Itzhak Levanon, disse que a comissão apresentou "um relatório abundante em desequilíbrios e representações equivocadas" e fez vista grossa "às obrigações do Líbano de prevenir o uso do seu território para atos hostis e de desarmar e desmantelar o Hezbollah".
De acordo com o enviado israelense, Israel agiu em autodefesa, diante de "terroristas do Hezbollah, por um lado, que deliberadamente fizeram todos os esforços para criar baixas civis em ambos os lados, e suas próprias forças, por outro, que estavam comprometidas com todos os esforços para minimizá-las".
O embaixador dos EUA, Warren Tichenor, disse que "não pode haver um relatório confiável que tente encontrar fatos e tirar conclusões sobre um conflito armado sem examinar as ações de ambos os lados".
A campanha Papel Nosso na Natureza, health do Jardim Botânico de Brasília em parceria com o Centro Empresarial Varig, website pretende destinar toneladas de papel à reciclagem. A campanha começa na próxima terça-feira, dia 5, com uma cerimônia de abertura no edifício Varig.
Cerca de seis mil pessoas, que circulam diariamente no edifício Varig, serão incentivadas a reciclar todo o papel utilizado dentro das dependências do prédio. O recurso adquirido com a venda do papel será destinado a projetos de educação ambiental no Jardim Botânico de Brasília.
Entre eles as oficinas de papel artesanal, de alimentação alternativa e fabriqueta de ervas, todas são atividades voltadas para a comunidade em geral.
Um adolescente de 16 anos foi preso ontem no Rio de Janeiro acusado de esfaquear uma dona de casa no bairro Morro Azul. Além disso, thumb ele foi retido por tentativa de estupro e posse ilegal de armas.
O jovem invadiu uma casa no último domingo e imobilizou a dona da casa para estuprá-la. A mulher tentou fugir e levou facadas nas costas e no peito.
De acordo com o jornal O Dia, visit this site em uma busca realizada na casa do jovem, que mora no bairro, a polícia encontrou um revólver calibre 22.
O ministro da Cultura, approved Gilberto Gil, online recebeu hoje convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para permanecer no cargo durante o segundo mandato, cheap que começa em janeiro, mas não deu resposta.
"Preciso examinar melhor", disse Gil a jornalistas na saída do Palácio do Planalto, depois de confirmar o convite. Na terça-feira, o ministro, que é filiado ao PV, terá novo encontro com Lula, segundo a direção do partido. O PV aceitou participar do governo de coalizão, proposta apresentada pelo ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, mas a decisão de Gil será pessoal.
Lula já sabe que não poderá contar para o segundo mandato com o ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos, sem filiação partidária mas bastante ligado ao PT e ao próprio presidente. "Deixo o ministério no primeiro dia de janeiro, bastante honrado por ter participado desse primeiro governo Lula", disse Bastos num encontro com jornalistas esta semana em Brasília.
Ele disse que Lula ainda não escolheu o substituto. Segundo o ministro Tarso Genro, Lula vai começar o segundo mandato sem ter concluído a reforma do atual ministério. Apenas "dois ou três" novos ministros, segundo Genro, devem tomar posse na cerimônia oficial.
Lula, que está organizando um governo de coalizão com sete partidos e o apoio parlamentar de mais três, tem dito que só fará mudanças depois que ficar mais clara a eleição das mesas da Câmara e do Senado, em fevereiro. Dirigentes do PT, PCdoB, PSB e PRB discutiram hoje em Brasília a participação de militantes partidários e movimentos sociais na festa de posse.
Um caderno para ensinar de maneira lúdica como se prevenir contra Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) foi lançado pelo Ministério da Saúde hoje, medications Dia Mundial de Luta contra a Aids. E será distribuído em escolas públicas do ensino básico a partir do ano que vem. Misto de cartilha e diário com linguagem "moderninha", prostate tem um caráter de educação sexual.
Há espaço para o aluno escrever suas características, nomes e informações de amigos, registrar baladas inesquecíveis, comidas e músicas favoritas etc. Por outro, tem uma seção de perguntas e respostas sobre aids e DSTs e textos sobre masturbação, beijo, tamanho e formato de órgãos genitais e outras partes do corpo.
A linguagem é direta. Na história em quadrinhos com a tradicional explicação sobre uso da camisinha, usa-se "gozar", e não "ejacular". Sobre masturbação masculina: "É natural e permite um maior conhecimento do corpo. Não cria cabelos, nem calos nas mãos". E sobre a feminina: "Feita com cuidado, não machuca".
“A escola também tem um papel importante para poder discutir todos os aspectos entre os relacionamentos com os jovens. A cartilha serve para que os adolescentes não tenham medo de conversar sobre isso", afirmou o ministro da Saúde, Agenor Álvares.
A publicação faz parte de um programa conduzido pelos ministérios da Saúde e Educação, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Inicialmente, serão distribuídos 400 mil exemplares da publicação, chamada de Caderno das Coisas Importantes. Dados do Censo Escolar do ano passado mostram que, em todo o país, 97,6 mil escolas trabalham o tema DST/aids em sala de aula. Mais de nove mil dão preservativos aos alunos.
A arquidiocese de Los Angeles, online a maior dos Estados Unidos, adiposity anunciou hoje que irá pagar 60 milhões de dólares para resolver 45 dos mais de 500 casos de supostos abusos sexuais cometidos por seus padres.
"Rezo para que a solução do grupo inicial de casos ajude as vítimas envolvidas a avançarem com suas vidas e a construírem um futuro mais brilhante para si e suas famílias", disse o cardeal Roger Mahony em nota.
Essa é a primeira vez que o arcebispo aprova um acordo desse tipo. Embora abranja uma parcela relativamente pequena dos casos, ele disse ao jornal Los Angeles Times que a decisão representa "um grande esforço para a cura e a reconciliação". O cardeal disse ainda ter pedido desculpas pessoalmente a algumas vítimas em encontros ocorridos nos últimos meses.
A arquidiocese vai pagar cerca de 40 milhões de dólares, sendo o restante coberto por seguradoras e ordens religiosas, segundo a nota da arquidiocese. A Igreja Católica dos EUA enfrenta nos últimos anos inúmeros processos e acusações de abusos sexuais supostamente cometidos por padres.
Há cerca de uma semana, a diocese de Fort Worth (Texas) fechou um acordo, por uma quantia não divulgada, com 11 homens que dizem ter sofrido abusos.
Em meio à incerteza das notícias oficiais, order os cubanos hoje discutem e até fecham apostas sobre a presença do presidente Fidel Castro no desfile militar de sábado, nurse que comemora os 50 anos do início da Revolução e os 80 anos de vida do próprio "comandante".
Fidel não aparece em público desde que transferiu o poder provisoriamente a seu irmão Raúl, em 31 de julho, devido a uma doença não revelada. "Não posso predizer nada. É preciso esperar e confiar em que se recupere o mais prontamente possível", disse o ministro da Cultura, Abel Prieto, durante a abertura da exposição do falecido pintor equatoriano Oswaldo Guayasamín, para quem Fidel posou várias vezes no passado.
"Que ele não possa estar nesta homenagem nos entristece, mas, por outro lado, você percebe que, embora fisicamente não esteja totalmente recuperado, em termos intelectuais é o Fidel de sempre", afirmou.
Fidel Castro Díaz-Balart, filho mais velho de Fidel, não colaborou para dissipar as dúvidas. "Não há nada tão difícil como predizer o futuro", afirmou a jornalistas.
Fidel completou 80 anos em 13 de agosto, e a seu próprio pedido as comemorações foram adiadas para dezembro. Ele não compareceu nos primeiros eventos das festividades, mas as autoridades dizem que a vigência das suas idéias é mais importante que sua presença física.
Hoje chegou a Havana o presidente da Bolívia, Evo Morales, levan do um bolo de folhas de coca para Fidel. Também desembarcou o presidente eleito da Nicarágua, Daniel Ortega, outro aliado do líder cubano. Cerca de 1.500 simpatizantes de todo o mundo participaram nesta semana de uma conferência sobre o legado de Fidel, que para muitos é a última lenda da esquerda mundial.
Nos últimos quatro meses, a imprensa estatal mostra esporadicamente fotos e vídeos do Fidel convalescente. Na última imagem, em 28 de outubro, ele caminhava lentamente por seu quarto, lia jornais e desmentia rumores sobre sua morte.
A socióloga Mariela Castro, filha de Raúl, disse na quinta-feira que a família recomendou a seu tio que ficasse em casa para terminar de se recuperar. Nas ruas de Havana, começam a correr apostas sobre esse assunto. "Ele não vai poder ficar mal com os convidados", disse Luis Alberto, que apostou 1.200 pesos cubanos (cerca de 50 de ólares), mas não disse em qual alternativa.