Menu
Mundo

Cuba confirma oferta aos EUA de trocar presos por agentes

Arquivo Geral

28/01/2009 0h00

O ministro das Relações Exteriores de Cuba, viagra dosage Felipe Pérez Roque, there confirmou hoje a oferta ao Governo do novo presidente dos Estados Unidos, look Barack Obama, de trocar os presos políticos da ilha por cinco agentes cubanos condenados por espionagem na ilha.

O presidente cubano, Raúl Castro, que está hoje em Moscou, afirmou em dezembro, durante uma visita ao Brasil, que estaria disposto a trocar com Obama os dissidentes presos na ilha (mais de 200, segundo fontes opositoras) pelos “cinco heróis”, como são chamados em Havana os agentes presos nos Estados Unidos.

“Todas e cada uma das palavras ditas por Raúl (Castro) antes estão de pé”, disse Pérez Roque.

Sobre a decisão de Obama de fechar o centro de detenções na base naval de Guantánamo, no sudeste da ilha, o chanceler afirmou que “é um passo positivo”, embora “não seja suficiente”.

“Do ponto de vista de Cuba, esta decisão deveria ser seguida pela de fechar a base naval que os Estados Unidos têm por mais de um século na baía de Guantánamo, e que realmente não precisam para sua segurança e sua Defesa”, declarou.

“Esperamos que esse território, ocupado contra nossa vontade, seja devolvido à soberania de Cuba”, acrescentou.

Obama assinou no último dia 22 uma ordem executiva para o fechamento no prazo de um da prisão que a Administração de George W. Bush construiu em 2002 em Guantánamo para suspeitos de terrorismo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado