Um criador de gado morreu hoje enquanto tentava combater com outras pessoas focos de incêndio em sua fazenda no estado de Caaguazú (centro do Paraguai), rx informaram as autoridades.
A primeira vítima fatal dos incêndios florestais que em três semanas arrasaram mais de 600 mil hectares de florestas e cultivos nas regiões nordeste, central e oeste do país foi identificada como Wilder Smith Kennedy, de 40 anos.
A Polícia informou que Smith morreu de forma instantânea depois de uma árvore ter caído sobre ele, enquanto outra pessoa que o acompanhava sofreu ferimentos.
O acidente aconteceu na cidade de Nueva Londres, cerca de 250 quilômetros a leste de Assunção.
Os efeitos devastadores das chamas obrigaram o Governo paraguaio a declarar ontem estado de emergência nacional e a pedir ajuda internacional para enfrentar os incêndios, que assola, sobretudo, os departamentos de San Pedro (centro) e Concepción (nordeste).
A seca prolongada, as altas temperaturas e os ventos contribuíram para que os focos se propagassem a outras regiões, como os departamentos de Amambay e Canindeyú, na fronteira com o Brasil.