Menu
Mundo

Conselho de Segurança votará na 5ª sobre adesão da Palestina à ONU

O bloco regional Grupo Árabe emitiu uma declaração nesta terça-feira afirmando seu “apoio inabalável” à candidatura dos palestinos

Redação Jornal de Brasília

17/04/2024 0h48

Combatente houthi em veículo com bandeira da Palestina durante protesto contra Israel – Mohammed Huwais / AFP

O Conselho de Segurança da ONU se pronunciará na quinta-feira sobre o pedido da Palestina de adesão plena às Nações Unidas, indicaram várias fontes diplomáticas à AFP nesta terça-feira (16).

Em meio à ofensiva militar de Israel em Gaza, os palestinos reviveram no início de abril uma candidatura à adesão que haviam apresentado pela primeira vez ao órgão mundial em 2011, embora os Estados Unidos, com poder de veto, tenham expressado repetidamente oposição à proposta.

A Assembleia Geral pode admitir um novo Estado membro com uma votação de dois terços da maioria, mas somente depois que o Conselho de Segurança der sua recomendação.

O bloco regional Grupo Árabe emitiu uma declaração nesta terça-feira afirmando seu “apoio inabalável” à candidatura dos palestinos.

“A adesão às Nações Unidas é um passo crucial na direção certa para uma resolução justa e duradoura da questão palestina em conformidade com o direito internacional e as relevantes resoluções da ONU”, dizia a declaração.

A Argélia, membro não permanente do Conselho de Segurança, redigiu a resolução que “recomenda” à Assembleia Geral “que o Estado da Palestina seja admitido como membro das Nações Unidas”.

A votação de quinta-feira coincidirá com uma reunião do Conselho de Segurança agendada várias semanas atrás para discutir a situação em Gaza, à qual se espera a presença de ministros de vários países árabes.

Os palestinos, que têm status de observador nas Nações Unidas desde 2012, têm feito lobby há anos para obter a adesão plena.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado