Menu
Mundo

Começam eleições na Argentina

Arquivo Geral

28/10/2007 0h00


Os argentinos começaram hoje a votar em mais de 70 mil mesas eleitorais em todo o país para escolher o seu próximo presidente e os governadores de oito províncias, this além de renovar o Parlamento.

A Justiça Nacional Eleitoral declarou aberta a votação às 9h ( horário de Brasília), embora algumas mesas registrassem demoras para iniciar suas atividades. No total, cerca de 27,1 milhões de pessoas estão aptas para votar em uma das 14 chapas de presidente e vice-presidente.

A primeira-dama e senadora Cristina Fernández de Kirchner lidera as pesquisas de intenção de voto com uma ampla vantagem, seguida pela dirigente de centro-esquerda Elisa Carrió e pelo ex-ministro da Economia Roberto Lavagna.

Os argentinos elegerão ainda 130 deputados nacionais para renovar a metade do corpo legislativo e 24 senadores nacionais para substituir um terço dos integrantes da Câmara Alta, além de oito governadores provinciais, junto com 209 deputados e 63 senadores para nove províncias.

Os eleitores escolherão hoje os novos governadores das províncias de Buenos Aires -distrito eleitoral mais importante do país- Santa Cruz, Mendoza, La Pampa, Jujuy, Salta, Formosa e Misiones.

Para ganhar as eleições ainda no primeiro turno, os candidatos à Presidência deverão obter pelo menos 45% dos votos, ou 40%, com 10% de diferença em relação ao segundo mais votado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado