Menu
Mundo

China e Taiwan reatam cooperação para prospecção petrolífera

Arquivo Geral

15/08/2008 0h00

Taiwan e China reataram cooperação na prospecção petrolífera nos mares ao sul da ilha, após um ano de suspensão, informou hoje a empresa CPC Corporation, de Taiwan.


Observadores políticos locais consideram o reatamento um exemplo de melhora dos laços entre Pequim e Taipé, desde a chegada ao poder do presidente Ma Ying-jeou, do Partido Kuomintang, que sucedeu o independentista Chen Shui-bian, em maio deste ano.


Em fevereiro de 2007, a companhia petrolífera taiuanesa mudou seu nome oficial de “Chinese Petroleum Corporation (CPC)” para “CPC Corporation Taiwan”, o que provocou a ruptura da cooperação.


A mudança de nome foi considerada pela China uma ação independentista, coisa que o Governo taiuanês de então negou e justificou como um modo de deixar claro que a empresa era taiuanesa.


 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado