Menu
Mundo

Chávez e príncipe da Espanha se cumprimentaram <i>normalmente</i> na Argentina

Arquivo Geral

10/12/2007 0h00

O príncipe-herdeiro da Espanha, drug Felipe de Borbón, viagra 40mg cumprimentou normalmente neste domingo em Buenos Aires o presidente da Venezuela, approved Hugo Chávez, informaram hoje fontes oficiais espanholas presentes na capital argentina.

A saudação ocorreu antes do jantar de gala oferecido aos dignitários que foram a Buenos Aires para a posse de Cristina Fernández como presidente da Argentina hoje. Foi o primeiro contato após o incidente na Cúpula Ibero-americana no Chile entre Chávez e o rei Juan Carlos, pai do príncipe.

Uma das fontes disse que foi Chávez que, com total normalidade, se dirigiu ao príncipe de Astúrias enquanto ambos esperavam o início da cerimônia de saudação oficial que antecedeu o jantar em uma sala do Palácio San Martín, acompanhados de outras personalidades.

Entre as personalidades presentes estavam a presidente do Chile, Michelle Bachelet; o primeiro-ministro da França, François Fillon; e a governadora-geral do Canadá, Michaëlle Jean.

Foi um cumprimento totalmente relaxado e normal, declarou à Agência Efe uma diplomata espanhola.

A secretária de Estado espanhola para a região ibero-americana, Trinidad Jiménez, também conversou com o presidente venezuelano, no que ela própria descreveu como um encontro breve e amável.

Jiménez disse que foi ela quem se aproximou de Chávez depois de este ter cumprimentado o príncipe, pois sentiu que era sua obrigação após o pedido de esclarecimentos feito pela Venezuela à Espanha.

Um comunicado divulgado em Caracas no domingo sobre uma suposta mensagem transmitida pelo ministro do Exterior espanhol ao embaixador venezuelano perante o Reino da Espanha dizia que o Governo da República Bolivariana da Venezuela acredita ser necessário um esclarecimento.

Jiménez esclareceu que tal mensagem – a qual informava supostamente que o príncipe Felipe traria uma mensagem pessoal do rei Juan Carlos I a Buenos Aires – nunca existiu.

A secretária de Estado contou a jornalistas que conversaram com Chávez sobre a conveniência de recuperar o respeito institucional entre Espanha e Venezuela e a normalidade nas relações entre os dois países, que devem continuar boas como sempre, porque não há razão para o contrário.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado