O presidente da Venezuela, cost Hugo Chávez, e o presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo, decidiram impulsionar a União Sul-Americana (Unasul) e se encontrar “o mais rápido possível”.
A Chancelaria venezuelana revelou hoje em comunicado que Chávez e Lugo falaram por telefone “após saber de sua vitória nas eleições de ontem, e coincidiram em continuar construindo a Unasul com base na reivindicação da história da luta de nossos povos”.
“Os dois presidentes manifestaram seu desejo de se encontrar o mais breve possível para conversar sobre os planos de cooperação e complementaridade” e, nesse sentido, Chávez ratificou a Lugo “sua vontade de continuar trabalhando em função de conseguir o desenvolvimento partilhado do povo paraguaio e do povo venezuelano”.
Chávez reconheceu, acrescentou o comunicado, “a impecável jornada democrática desenvolvida pelo povo paraguaio” nas urnas, o que “demonstra a maturidade política atingida por este povo irmão sul-americano”.
No sábado passado, Chávez negou denúncias do presidente do Paraguai em final de mandato, Nicanor Duarte, de que funcionários do Governo de Caracas mandaram ativistas a Assunção para tentar influenciar na eleição presidencial do Paraguai.