Menu
Mundo

BoE: juros e inflação altos aumentam risco de inadimplência em empréstimos

Segundo o documento, por isso os credores não devem subestimar os riscos de inadimplência, e precisam usar modelos mais rigorosos

Redação Jornal de Brasília

29/09/2023 15h18

Foto: Divulgação

As taxas de juros mais altas e a inflação persistente no Reino Unido afetam os mutuários mais suscetíveis, que devem ter inadimplência maior, diz o Banco da Inglaterra (BoE) em carta enviada aos diretores financeiros de instituições depositárias do país. Segundo o documento, por isso os credores não devem subestimar os riscos de inadimplência, e precisam usar modelos mais rigorosos para avaliação de risco.

A carta assinada por Vitória Saporta, diretora executiva do BoE para política prudencial, aponta que as empresas precisam atualizar seus modelos para englobar os riscos adicionais. Os modelos de previsão de perdas utilizados hoje são aprovados e monitorados por reguladores bancários.

Segundo o BoE, os bancos e credores também devem considerar os riscos de liquidez de empresas específicas, e analisar padrões de gastos dos clientes para identificar vulnerabilidade nos credores.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado