Menu
Mundo

Aviação turca bombardeia posições do PKK na fronteira com o Iraque

Arquivo Geral

24/10/2007 0h00

A aviação turca bombardeou hoje posições da guerrilha do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) na fronteira com o Iraque, decease segundo a agência turca Anatólia.

“Helicópteros Sikorsky e Cobra, there assim como aviões de guerra, estão decolando da base aérea de Diyarbakir (a cidade mais importante do sudeste turco) para dar apoio aéreo e destruir os ninhos terroristas através de bombardeios”, afirmou a Anatólia.

Um dos objetivos da operação é cortar as vias de comunicação do PKK em uma zona especialmente montanhosa e de difícil acesso, segundo as mesmas fontes.

Estes bombardeios fazem parte da operação lançada pelo Exército no domingo após a morte de 12 soldados turcos em uma emboscada do PKK no sudeste do país.

“Nas áreas onde ocorreram as operações, muitos refúgios terroristas e equipamentos foram destruídos”, segundo a Anatólia.

O Exército turco realizou com o bombardeio de hoje os primeiros ataques contra posições do PKK no norte do Iraque desde domingo passado, confirmaram hoje em Ancara fontes do governante Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP). As fontes disseram que “as operações estão sendo feitas dentro do Iraque e podem continuar enquanto estamos falando”.

O porta-voz se referia ao informado hoje por alguns jornais turcos, que afirmam que os militares entraram cerca de 50 quilômetros no norte do Iraque para “eliminar os terroristas que mataram soldados turcos no ataque em Hakkari”.

“O Exército turco perseguiu os terroristas que atacaram (a localidade turca de) Daglica. Artilharia, aviões e helicópteros estão bombardeando alvos do PKK no interior do Iraque”, disse a fonte, e precisou que “o governo não pode dizer tudo publicamente”.

O jornal Yeni Safak, próximo ao AKP, afirmou em sua edição de hoje que cerca de 8.000 soldados turcos entraram em várias bases do PKK após fortes bombardeios com aviões F-16 e helicópteros Cobra. O diário acrescentou que aviões do tipo F-16 e artilharia estavam bombardeando “bases terroristas” no Iraque e que o Exército iniciou a perseguição de rebeldes do PKK.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado