Menu
Mundo

Atentado suicida mata onze em Kirkuk

Arquivo Geral

28/07/2008 0h00

Pelo menos 11 pessoas morreram e outras 51 ficaram feridas em um ataque suicida perpetrado hoje na cidade iraquiana de Kirkuk, viagra 100mg disseram à Agência Efe fontes policiais.


A Polícia desse povoado, viagra sale 250 quilômetros ao norte de Bagdá, for sale indicou que o atentado tinha como alvo uma manifestação de milhares de curdos que protestavam contra a recente aprovação de uma lei eleitoral no Parlamento.


A ação em Kirkuk aconteceu no mesmo dia em que 19 peregrinos xiitas morreram em três diferentes ataques em Bagdá.


Kirkuk é a cidade mais importante de uma rica região petrolífera do norte do Iraque, com uma população de maioria curda e centro de disputas entre as autoridades do Curdistão iraquiano e do Governo de Bagdá.


A concentração onde aconteceu o atentado tinha como objetivo protestar pela aprovação de uma lei sobre as eleições provinciais, inicialmente convocadas para 1º de outubro, que não contou com o respaldo dos legisladores curdos.


O principal empecilho da lei foi a disputa que entre curdos, turcomanos e árabes por Kirkuk.


Os curdos, que desejam anexar essa cidade a sua região autônoma, rejeitam a nova lei porque ela estipula a repartição de 32% das cadeiras do conselho local de Kirkuk para cada um dos três grupos étnicos, e os 4% restantes para outras minorias.


A lei foi aprovada pelo Parlamento em 22 de julho, mas o presidente iraquiano, Jalal Talabani, decidiu vetá-la, e abriu consultas políticas para conseguir um texto pactuado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado