Menu
Mundo

ArcelorMittal quer mudanças no reajuste de preço de matérias-primas

Arquivo Geral

16/04/2010 8h55

O presidente da siderúrgica multinacional ArcelorMittal, Lakshmi Mittal, defendeu hoje em São Paulo o reajuste anual dos preços das matérias-primas minerais, como era realizado antes de entrar em vigor o modelo trimestral adotado agora.

“Muitos de nossos clientes dependem de um ambiente de preços estáveis, e com a mudança esses clientes não terão que alterar seus modelos de negócios para se adequarem”, destacou Mittal durante seu discurso no Congresso Brasileiro do Aço que termina nesta sexta em São Paulo após três dias de debates.

No entanto, o presidente do maior grupo siderúrgico do mundo comentou que ainda é cedo para medir o impacto do atual modelo de contratos, mas alertou que a probabilidade de “volatilidade” nos preços de ferro e carvão é maior.

“Os preços do ferro subiram 100% no momento em que tivemos uma mudança de mecanismo. São dois cenários novos juntos”, lembrou Mittal, que expressou sua preocupação com a “concentração de poder” das principais três mineradoras do mundo: Vale, BHP Billiton (Austrália), Rio Tinto (Reino Unido).

Em sua apresentação, o executivo elogiou a estabilidade econômica do Brasil, mas criticou as normas para investimentos. A empresa pretende investir US$ 5 bilhões no Brasil até 2015 para aumentar de 54% ao 75% a capacidade de produção de ferro utilizado em seu próprio abastecimento para a atividade siderúrgica.

“Não estamos buscando comprar nada no Brasil. Temos a possibilidade de crescer com nossas empresas aqui”, destacou Mittal, que descartou assim a eventual aliança com a Vale para um projeto conjunto no Espírito Santo.

O congresso, organizado pelo Instituto Brasileiro do Aço, também teve participação do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado