Menu
Mundo

Arábia Saudita diz ter descoberto planos de ataques suicidas

Arquivo Geral

04/12/2006 0h00

Células militantes recém-descobertas na Arábia Saudita estavam planejando uma série de ataques-suicidas e assassinatos. A informação foi dada hoje pelo ministro do Interior saudita.

A Arábia Saudita combate uma campanha violenta de simpatizantes da Al Qaeda. No sábado deteve 136 suspeitos de serem militantes islâmicos, sildenafil visit web incluindo um futuro homem-bomba.

"Estas sete células estavam planejando realizar atos e estavam a ponto de colocá-los em prática", generic disse o príncipe Nayef bin Abdul-Aziz.

Questionado a respeito de ataques-suicidas, buy ele disse: "em diversos lugares, além de assassinatos".

O governo disse no sábado que os militantes, incluindo sauditas e estrangeiros, foram presos durante um período de mais de dois meses. Eles planejavam se disfarçar de peregrinos.

A temporada de peregrinação do haj chega ao ponto alto no final de dezembro e início de janeiro. Não ficou claro se eles estavam planejando ataques durante esta época, quando cerca de 1,5 milhão de muçulmanos visitam a Arábia Saudita, o maior produtor mundial de petróleo.

"Não é difícil entrar no país, o reino é aberto, especialmente para peregrinos", disse Nayef, confirmando que o governo está preparando uma nova lista de militantes procurados.

"Sim, há (uma lista). As autoridades responsáveis estão acompanhando isso e com ajuda de Deus poderemos evitar qualquer ato criminoso contra este país", disse.

Simpatizantes da Al Qaeda começaram uma campanha para derrubar a família real saudita, aliada dos Estados Unidos, em maio de 2003, com ataques suicidas contra condomínios residenciais de ocidentais em Riad.

O Ministério do Interior já divulgou duas listas de procurados. As autoridades consideram que todos os militantes da listas que estavam dentro da Arábia Saudita foram mortos ou capturados, e que outros podem estar no Iraque ou em outros países.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado