Menu
Mundo

Árabes rejeitam qualquer menção contrária aos combustíveis fósseis em acordo da COP29

“O grupo não aceitará nenhum texto que aponte contra setores específicos, incluindo as energias fósseis”, declarou Tawfiq

Redação Jornal de Brasília

21/11/2024 20h20

cop29

Divulgação/Apex Brasil

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

O grupo dos países árabes rejeitará qualquer tópico contrário às “energias fósseis” no documento final da COP29, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática em curso em Baku, no Azerbaijão, declarou nesta quinta-feira (21) o seu representante, o saudita Albara Tawfiq.

“O grupo não aceitará nenhum texto que aponte contra setores específicos, incluindo as energias fósseis”, declarou Tawfiq em uma sessão plenária. A Arábia Saudita preside o grupo árabe na conferência climática deste ano.

A posição dos árabes contraria a expectativa dos europeus de extrair, em Baku, um compromisso mais vigoroso sobre redução gradual do uso de combustíveis fósseis. A medida é considerada central para a evitar que o processo de aquecimento global exceda 1,5ºC até o final do século, em comparação com os níveis pré-industriais.

No ano passado, na COP28, em Dubai (Emirados Árabes Unidos), houve consenso sobre a necessidade de transição acelerada para um mundo sem combustíveis fósseis. O recuo dos árabes, na atual conferência, é considerado inexplicável e soma-se aos atritos que já impedem o consenso sobre o principal tema em negociação, o financiamento climático.

“Todos nós sabemos que houve um retrocesso. Houve tentativas de interpretar o que acordamos no ano passado como um cardápio e de analisar a redação e os compromissos. Isso precisa acabar, principalmente por interesse do grupo árabe”, afirmou o ministro irlandês Eamon Ryan à imprensa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado