Menu
Mundo

Ao menos 143 mortos em incêndio de um barco na RD Congo

Um líder da sociedade civil local, Joseph Lokondo, informou um balanço provisório um pouco mais elevado “de 145 mortos: alguns carbonizados, outros afogados”

Redação Jornal de Brasília

18/04/2025 21h44

mundo rd congo incêndio 1745022354

Foto: Reproduçāo / Redes Sociais

Pelo menos 143 pessoas morreram e dezenas estão desaparecidas devido ao incêndio de uma embarcação de madeira motorizada que transportava combustível no noroeste da República Democrática do Congo (RDC), apontaram fontes concordantes nesta sexta-feira (18).

“Na quarta-feira, foi encontrado um primeiro grupo de 131 cadáveres. Doze mais foram recuperados na quinta e sexta-feira. Vários estão carbonizados”, disse à AFP Joséphine-Pacifique Lokumo, uma deputada nacional na região.

Um líder da sociedade civil local, Joseph Lokondo, informou um balanço provisório um pouco mais elevado “de 145 mortos: alguns carbonizados, outros afogados”.

O incêndio começou na terça-feira em frente a Mbandaka, capital da província de Équateur, quando “uma mulher acendeu as brasas para cozinhar” na embarcação. “O combustível que estava próximo explodiu, matando muitas crianças e mulheres”, disse Lokumu.

O número preciso de passageiros a bordo da embarcação é desconhecido por enquanto, mas eram “centenas”, afirmou a deputada.

Nesta sexta-feira, “muitas famílias ainda estavam sem notícias de seus parentes”, apontou, por sua vez, Lokondo.

Imenso país do centro da África, a RDC tem poucas estradas transitáveis, de modo que muitas viagens são feitas pelo rio Congo e seus afluentes.

Os naufrágios em lagos e rios do país são frequentes e muitas vezes com muitas vítimas mortais. A ausência crônica de listas de passageiros complica as operações de resgate.

 

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado