O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou nesta quinta-feira que seu país está disposto a dialogar sobre a questão do programa nuclear iraniano, mas “sobre bases justas e de respeito mútuo”.
Ele se disse aberto a negociações com o Grupo 5+1, formado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU – Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e China – mais a Alemanha.
“Devido a sua moral exploradora, alguns membros desse grupo negociador tentam conseguir vantagens nas negociações”, ressaltou Ahmadinejad em entrevista coletiva em Baku, capital do Azerbaijão, onde nesta quinta-feira participará da terceira cúpula dos países à beira do mar Cáspio.
O líder iraniano destacou que, quando as conversas sobre o programa nuclear iraniano estavam em seu apogeu, foram adotadas as sanções do Conselho de Segurança da ONU contra seu país.
“Isso foi feito para pôr o Irã em condições desvantajosas”, explicou Ahmadinejad. “Os seis meses que passaram desde então demonstraram a inutilidade do embargo”.
Ele comparou as sanções aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU contra seu país com uma “picada de mosquito” e acrescentou que, apesar delas, a economia iraniana manteve seu crescimento.