Menu
Mundo

Ahmadinejad diz que não abandonará ciclo nuclear

Arquivo Geral

24/10/2007 0h00

O presidente iraniano, viagra Mahmoud Ahmadinejad, disse hoje que seu país não abandonará o ciclo do combustível nuclear, questão que considerou indiscutível, enquanto descartava novas sanções da ONU contra o Irã devido a suas atividades nucleares.

“Segundo o Tratado de Não-Proliferação Nuclear, o Irã tem direito de possuir o ciclo de combustível nuclear (…), este assunto é indiscutível”, disse Ahmadinejad, após uma reunião do Conselho de Ministros, segundo a agência “Irna”.

Ao mesmo tempo, minimizou a importância das pressões de países como a França e os Estados Unidos para aumentar o rigor das sanções contra o Irã, já que “prejudicariam a si mesmos”, assim como a possibilidade de uma ação militar americana contra este país.

Após reiterar que o programa iraniano “é pacífico”, Ahmadinejad insistiu em que este deve ser tratado apenas pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), e não pelo Conselho de Segurança da ONU.

Também reafirmou que seu país está disposto ao diálogo, mas “não renunciará a seus direitos”, em alusão ao enriquecimento de urânio, algo que exige o Conselho de Segurança da ONU.

As declarações de Ahmadinejad ocorrem após a reunião que o novo negociador iraniano em matéria de segurança, Sayed Jalili, e seu antecessor, Ali Larijani, mantiveram nesta terça-feira em Roma com o alto representante para Política Externa e Segurança Comum da União Européia, Javier Solana, e que ambas as partes qualificaram de construtiva.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado