A Bolsa de Nova York fechou em baixa nesta quinta-feira (6), arrastada pela queda dos gigantes do setor de tecnologia e pelas preocupações sobre seu nível de valorização, em um mercado sem dados oficiais sobre a economia americana.
O índice Dow Jones perdeu 0,84%, o tecnológico Nasdaq recuou 1,90% e o amplo S&P 500 caiu 1,12%.
Esse recuo generalizado mostra “algo que não temos presenciado há algum tempo”, comentou à AFP Sam Stovall, da CFRA.
Segundo o analista, isso se explica em parte porque o mercado está “carente de catalisadores capazes de sustentar ou impulsionar os preços das ações”.
Como o grosso da temporada de resultados já passou “com um crescimento no terceiro trimestre melhor do que o previsto […] não resta muita coisa que possa influenciar os acionistas a curto prazo”, opinou Stovall. “Especialmente porque o Federal Reserve [Fed, banco central] não se reunirá antes de dezembro”, explicou.
Além disso, os investidores não contam com dados econômicos oficiais devido à paralisação orçamentária do governo dos Estados Unidos, a mais longa da história.
O dinamismo de Wall Street nos últimos meses tem se apoiado especialmente no entusiasmo pelo desenvolvimento da inteligência artificial (IA) e nos contratos comerciais de dezenas de bilhões de dólares.
No entanto, especialistas estão preocupados que algumas valorizações tenham subido rápido demais, sobretudo porque crescem os temores sobre a capacidade dos grandes nomes da tecnologia de absorver os custos colossais da corrida pela IA.
© Agence France-Presse