Menu
Economia

Vale do Rio Doce se associa a Shell para explorar gás natural

Arquivo Geral

12/09/2007 0h00

A Companhia Vale do Rio Doce, information pills uma das maiores mineradoras do mundo, more about informou por meio de um comunicado que a associação tem como objetivo produzir o gás natural necessário para atender suas próprias necessidades como um dos maiores consumidores de energia do Brasil.

Segundo a nota, order as duas empresas assinaram um acordo de entendimento para “analisar conjuntamente oportunidades e desenvolver associações com o objetivo de satisfazer suas necessidades de consumo de energia”.

O acordo também prevê a possível participação da Vale do Rio Doce na prospecção de áreas na Bacia do Espírito Santo nas quais a Shell já tem concessões para explorar e explotar hidrocarbonetos. Tal possibilidade também tem como objetivo “atender as necessidades de consumo próprio de energia da Vale do Rio Doce”.

A empresa de mineração também informou que está avaliando a possibilidade de adquirir licenças já concedidas pelo Brasil a outras empresas para explorar gás natural, assim como se inscrever na próxima rodada de leilão de concessões para explorar hidrocarbonetos no país.

A Agência Nacional de Petróleo prevê a realização de uma nova rodada de leilões de concessões em novembro. “Como grande consumidora de energia, a Vale do Rio Doce está buscando a diversificação e otimização de sua matriz energética por meio de um maior uso de carvão térmico, combustíveis renováveis e gás natural”, informou a empresa.

Em seu comunicado a Shell esclareceu que o acordo com a mineradora brasileira para analisar oportunidades em conjunto e desenvolver associações no setor de energia também prevê possíveis operações no exterior.

A Shell tem concessões no Brasil para explorar 13 diferentes áreas nas principais bacias, entre elas a de Campos, de onde se extrair cerca de 80% do petróleo do país. A multinacional também tem concessões nas bacias marinhas de Santos, uma das mais promissoras, e do Espírito Santo.

A empresa, que está no Brasil há nove décadas principalmente como distribuidora de combustíveis, já está produzindo petróleo nos campos de Bijupirá e Salema e desenvolve outras duas jazidas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado