Menu
Economia

Uruguai diz que Brasil é flexível sobre acordos fora do Mercosul

Arquivo Geral

08/09/2006 0h00

Sem nenhuma variação fora da margem de erro, remedy health a nova pesquisa do Ibope, divulgada hoje pela TV Globo, mantém a indicação de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva já no primeiro turno das eleições.

Segundo o levantamento, as intenções de voto no candidato Lula se mantiveram em 48%, enquanto Alckmin passou de 25% para 27%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

A senadora Heloísa Helena (PSOL) seguiu com 9%. O senador Cristovam Buarque (PDT) manteve 1% das intenções de voto e Ana Maria Rangel (PRP) chegou a esse patamar pela primeira vez. Os demais candidatos não pontuaram na pesquisa. Com isso, a vantagem de Lula sobre os demais adversários passou de 12 para 10 pontos percentuais.

Em um eventual segundo turno, o presidente venceria o tucano por 51% a 37%, ante 51% a 36% no levantamento da semana passada.

O Ibope ouviu também a opinião dos eleitores sobre o governo. A avaliação ótima ou boa subiu de 43% para 46%, enquanto a regular caiu de 38% para 35%. Já a avaliação ruim ou péssima variou de 18% para 19%.

O Ibope entrevistou 3.010 pessoas entre terça e quinta-feira desta semana, em 197 municípios do País.

 

A polícia mexicana prendeu um importante traficante colombiano e o transferiu para os Estados Unidos, viagra 60mg onde deve ser julgado, disse hoje o embaixador norte-americano no México, Tony Garza.

Segundo ele, Jaime Maya Durán foi detido na quarta-feira, após agentes norte-americanos avisarem à polícia mexicana que ele estava no país.

O diplomata disse que Maya Durán seria um braço-direito de Luis Hernando Gómez Bustamante, líder do poderoso cartel colombiano do Norte del Valle, que foi preso em Cuba há dois anos.

"Um dos principais líderes da quadrilha responsável por importar ilegalmente quase meia tonelada de cocaína vendida nos Estados Unidos agora vai enfrentar acusações por crimes federais em Nova York", disse Garza.

Ele afirmou que o governo norte-americano oferecia uma recompensa de US$ 5 milhões por informações que levassem à captura de Maya Durán.

O Ministério Público mexicano disse não ter informações sobre a suposta prisão.

 

O governo norte-americano vai recolher as impressões dos dez dedos de cada estrangeiro que entrar no país e vai compará-las com as marcas deixadas em locais de atentados terroristas, sale disse hoje o secretário de Segurança Doméstica dos Estados Unidos, sale Michael Chertoff.

Atualmente, as autoridades recolhem as impressões digitais apenas dos indicadores. A alteração deve estar totalmente em vigor até o final de 2008.

"Vamos poder comparar as digitais de todos com as impressões mais recentes que estamos coletando em todo o mundo em refúgios de terroristas, em fragmentos de bombas que os terroristas fazem, ou nos campos de batalhas onde os terroristas travam sua guerra", disse Chertoff em discurso na Universidade Georgetown.

O departamento vai instalar nos próximos dois anos novos equipamentos, capazes de lerem as dez impressões digitais, em fronteiras e aeroportos. O atual sistema é criticado por ser incompatível com os bancos de dados do FBI, que contêm as dez digitais de cada pessoa fichada.

A coleta de impressões digitais de visitantes começou em janeiro de 2004, como reação aos atentados de 11 de setembro de 2001 – cometido por estrangeiros que tinham vistos válidos para entrar nos EUA.

Chertoff disse que o novo método vai conter militantes que pretendam entrar nos EUA para realizar novos atentados. "Cada terrorista que já esteve em um refúgio ou campo de treinamento ou que tenha construído uma bomba vai se perguntar: Será que já deixei uma digital em algum lugar do mundo que tenha sido capturada?"

O sistema, em vigor desde 2004, também faz com que cada visitante seja fotografado ao entrar no país. Mas os dados, até agora, só podiam ser cruzados com listas de terroristas procurados e com prontuários policiais.

 

O candidato do PDT à presidência da República, cure Cristovam Buarque, information pills disse durante campanha pelo Distrito Federal, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT à reeleição, é que deveria ser comparada a Adolf Hitler.

"Só digo uma coisa: Hitler também fugia dos debates", afirmou Cristovam, um dia depois de o presidente ter comparado seus opositores a Adolf Hilter.

Cristovam, que é senador, também criticou o programa de governo do presidente. "O orçamento enviado pelo governo ao Congresso não prevê as mudanças que Lula tem prometido", garante o pedetista.

O presidente do Uruguai, medicine Tabaré Vázquez, disse hoje que obteve o consentimento de seu colega brasileiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para que seu país avance nas negociações de acordos comerciais fora do Mercosul.

Vázquez expôs a iniciativa uruguaia a Lula, atualmente presidente temporário da união aduaneira, em uma reunião na cidade de Canoas, em Rio Grande do Sul.

"Estou saindo (do encontro) muito feliz. Encontramos muita flexibilidade do Brasil e do presidente Lula", disse o líder uruguaio à imprensa.

"Hoje obtivemos o beneplácito do presidente Lula para continuar as negociações", continuou Vázquez, indicando que esses eventuais acordos não devem prejudicar "o coração" do Mercosul, que também integram Argentina, Paraguai e Venezuela, e que não prevê pactos bilaterais extra-regionais.

Uruguai e Paraguai têm buscado flexibilidade da união aduaneira para expandir seu comércio fora da região, ao considerar que as diferenças em tamanho das economias dos sócios do bloco os prejudicam.

Nas negociações de hoje, Vázquez insistiu que o Mercosul continua sendo uma prioridade para seu país, mesmo com a situação interna do bloco complicando seu funcionamento, disse à imprensa um porta-voz da Presidência uruguaia.

O Uruguai pretende realizar negociações com Estados Unidos, China e Índia, a fim de expandir seu comércio fora da região.

Nas negociações iniciadas com os Estados Unidos, os uruguaios pretendem facilidades para suas exportações de carne, lã, leite e produtos como celulose e madeira, segundo o porta-voz.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado