Economia

Tóquio sobe 0,56% após revisão do PIB japonês

Por Arquivo Geral 12/06/2006 12h00

As propostas, information pills salve que incluem incentivos e penalidades, são baseadas na condição de que o Irã pare de enriquecer urânio. Segundo o Irã, o processo de enriquecimento de urânio visa produção de combustível para a indústria de energia, mas o Ocidente sustenta que o material seria utilizado para fabricação de bombas.

Teerã rejeitou repetidamente pedidos para parar o enriquecimento. "Esta proposta contêm alguns pontos positivos. Ao mesmo tempo há problemas e pontos ambíguos", disse o negociador chefe do Irã para temas nucleares, Ali Larijani, no Cairo.

Previamente, ele não havia se referido a "problemas", mas apenas "ambiguidades" não-especificadas. Quando questionado mais tarde, ele disse: "Por exemplo, o que se refere ao processo de enriquecimento no Irã. Deveria haver esclarecimentos de uma maneira transparente", disse por meio de um tradutor árabe.

Antes de as propostas serem entregues, as autoridades iranianas afirmavam que o país não iria parar o enriquecimento, descrito como um direito nacional, embora algumas autoridades sugerissem que o Irã poderia negociar sobre seus planos de enriquecimento em escala industrial.

Penalidades possíveis incluem proibição de viagem a alguns iranianos, congelamento de bens e embargo ao comércio de armas e a alguns produtos de exportação. O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hamid Reza Asefi, disse a repórteres em Teerã que o país não vai se apressar na decisão e negou acusações de que estaria protelando uma resposta. "Não foi fixado um prazo… mas isso não significa que estejamos tentando ganhar tempo", disse.

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Analistas dizem que a proposta é a última chance do Irã, antes de que haja pressão das nações para uma ação do conselho de segurança da ONU contra o país. Washington se recusa a excluir a possibilidade de ação militar se a via diplomática fracassar.

 

Podem ser feitas, clinic somente até hoje, as inscrições para o concurso da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). São 393 vagas destinadas a candidatos com nível médio e superior. As vagas oferecidas são para analista administrativo e especialista em regulação de serviços públicos de telecomunicações, que exigem o ensino superior e oferecem salários de até R$ 4.792,72. Para as vagas de nível médio, os cargos são para técnico em regulamentação de serviços públicos de telecomunicações, com remuneração de R$ 2.340,40.

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As inscrições podem ser realizadas no endereço eletrônico do Cespe: www.cespe.unb.br/concursos/anatel2006.

O valor das taxas é de R$ 65 (nível superior)e R$ 35 (nível médio). Os locais e os horários das provas, previstas para 16 de julho na parte da manhã, serão divulgados no site no Cespe.

A assessoria de imprensa da Petrobras informou hoje que prosseguem as buscas no mar ao engenheiro Fábio Augusto Pontes, tadalafil de 30 anos, desaparecido na última semana, quando trabalhava na plataforma P-27, na Bacia de Campos, estado do Rio de Janeiro.

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Pontes deveria ter se apresentado ao serviço na manhã da última quinta-feira, mas não foi encontrado em nenhum lugar da plataforma. Natural do Paraná, o engenheiro trabalha para a Petrobras há três anos.

Muitos daqueles que foram soltos disseram ser inocentes e alegaram terem sido presos aleatoriamente. "Eu fui a um funeral e terminei preso aqui", dosage disse Awad Jassim Mohammed, this site um homem de 60 anos, cost que disse ter sido preso no dia 30 de junho de 2004 sob suspeita de atacar as forças norte-americanas. O segundo grupo de presos a ser libertado em menos de uma semana saiu da prisão de Abu Ghraib, nos arredores de Bagdá, debaixo de um sol forte.

Abu Ghraib é o local do escândalo de abusos de prisioneiros pelos soldados norte-americanos em 2004. Alguns libertados carregavam cópias do Corão e tapetes para rezar debaixo do braço. Eles foram saudados pelo vice-presidente árabe sunita Tareq al-Hashemi.

Cerca de 500 presos foram soltos na quarta-feira sob o plano do governo de liderança xiita para conseguir o apoio da comunidade sunita para neutralizar os insurgentes.
Abdul Kareem Yassin Amash, 38, disse ter sido preso há um ano enquanto dormia em sua casa na cidad de Mosul. "Eu estou sendo solto e ainda não sei (as acusações)", disse. "Eu não estou pensando em mim agora, mas nos milhares que ainda estão presos", disse Amash. "Há pessoas com família, crianças, e eles estão presos há uns três anos, e esquecidos".

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Quando o primeiro-ministro Maliki anunciou o plano de libertação, ele disse que só incluiria pessoas contra as quais não houvesse evidências, que não fossem partidários de Saddam Hussein ou que não tivesse "sangue iraquiano nas mãos". Um relatório de direitos humanos da ONU no mês passado revelou haver 28.700 presos no Iraque, incluindo 5.000 detidos pelo ministério do Interior.

 

A presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários, price Selma Balbino, questionou a proposta de compra da entidade Trabalhadores do Grupo Varig – representados pela empresa NV Participações – que estabelece o pagamento de R$ 225 milhões em créditos da Varig a receber pelos empregados da companhia aérea. No leilão realizado na última quinta-feira, eles ofereceram R$ 1 bilhão pela empresa.

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Segundo ela, a Justiça não pode autorizar uma empresa a utilizar créditos dos trabalhadores sem consultar previamente a categoria. "Os créditos são individuais. Cada trabalhador é responsável pelo seu crédito e nem coletivamente uma assembléia podia decidir, a não ser que fosse para mexer em um contrato coletivo de trabalho, para redução de jornada e de salário. Do contrário, não", disse.

Balbino afirmou que amanhã vai procurar o Ministério Público e o juiz responsável pelo caso, Luiz Roberto Ayoub, para tratar do assunto. "O juiz Ayoub não tem o direito de dar o meu crédito para quem quer que seja, sem me consultar", disse, para afirmar, em seguida estar aguardando com "preocupação e ansiedade" a decisão do juiz sobre o leilão, que deve ser anunciada amanhã.

De acordo com a sindicalista, as dívidas da Varig com os trabalhadores englobam R$ 33 milhões, referentes ao reajuste de 6% autorizado na última quinta-feira pelo Tribunal Superior do Trabalho, em ação ganha pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas. Além disso, ela diz que os empregados têm a receber da companhia dois meses de salários atrasados, o que implica em mais R$ 66 milhões.

"Não estou falando do passivo (dívida) trabalhista apurado, de ações ganhas de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço(FGTS) não-pagas desde 2002. Isso perfaz mais R$ 400 milhões em créditos de aeronautas e aeroviários, que são, respectivamente, os empregados do setor aéreo que trabalham no ar e em terra".

Ela informou que a TGV foi constituída em 2003 com capital de R$ 4,5 mil e teria entre seus acionistas os presidentes das três associações de funcionários (pilotos, mecânicos de vôo e comissários), excluindo os aeroviários, que não possuem associação.

Segundo ela, a proposta da NV Participações "não se sustenta", porque os acionistas, que são os diretores da TGV, não teriam dinheiro. "A gente tem que pensar em salvar a Varig, mas não é salvar a Varig rasgando as leis do país. Acho que a gente tem que ter bom senso e cautela. Mas essa cautela tem que ser acompanhada de coerência e responsabilidade".

Os moradores das quadras 120, this web 121 e 122 de Santa Maria sofrem com muitos problemas, price como a falta de asfalto e a pouca iluminação do local. Porém, o que mais tem incomodado a população tem sido a destinação errada de uma área de transbordo (despejo de entulho) nas proximidades das quadras. O espaço é reservado para depósito de entulhos de obras. Alguns, entretanto, têm depositado também dejetos orgânicos. 

Todo tipo de detrito é encontrado no local, até mesmo animais mortos. De acordo com a administradora, Maria de Lourdes Berquó, o que se vê pelo local é um verdadeiro depósito de lixo.

A falta de fiscalização é o principal motivo para o descontrole da situação. “Como a área não é cercada, fica difícil verificar quem está jogando lixo doméstico no local”, diz a administradora. Ela ainda afirma que todo o entulho é retirado duas vezes por mês, o que também não agrada aos moradores das quadras em questão. “O lixo passa muito tempo aqui e o cheiro fica muito ruim”, critica Degmar Leite, que mora bem em frente à área de transbordo. “Um cavalo morto já foi jogado lá”, reclama a moradora Márcia Maria da Silva.

Outro problema é a proximidade das quadras afetadas a um condomínio fechado. Os moradores acusam o Residencial Santos Dumont de permitir o despejo de lixo no local. Fato que o subsíndico, Harold Zischegg, diz não ser verdade. “Nós nunca autorizamos que joguem nosso lixo lá, apenas os resíduos de construção”, diz Zischegg. Ele acrescenta ainda, em defesa do condomínio, que “o lixo doméstico do residencial é recolhido três vezes por semana”.

A questão é complicada, entretanto, a Administração Regional já estuda possibilidades para resolver o problema. Uma delas é o isolamento da área para garantir uma melhor fiscalização. “Com a cerca vai ficar mais fácil controlar o material que é despejado no local”, explica a administradora Maria de Lourdes.

Pauta sugerida pela internauta Márcia Maria para o clicabrasilia.com.br

O consultor econômico da entidade Trabalhadores do Grupo Varig (TGV), generic Paulo Rabello de Castro, more about disse hoje que, embora a NV Participações tenha prestado "todos os requisitos" necessários sobre a proposta de compra da companhia aérea, "qualquer esclarecimento solicitado pelo juiz vai ser prestado". "Se alguma coisa está obscura, vai ficar clara".

Na sexta-feira, o titular da 8º Vara Empresarial do Rio de Janeiro, Luiz Roberto Ayoub, responsável pelo processo de recuperação judicial da Varig, convocou a NV Participações – que representa a TGV – a prestar esclarecimentos sobre pontos que julgou obscuros na proposta. No leilão da companhia, realizado no quinta-feira, a TGV ofereceu R$ 1 bilhão pela Varig.

Segundo Castro, após o anúncio da proposta no pregão, houve uma audiência judicial na qual ele mesmo esclareceu detalhes.

Ele nega que a proposta dos trabalhadores inclui apenas uma parcela em dinheiro vivo, de R$ 285 milhões. "É tudo em dinheiro vivo, à vista ou quase à vista", disse. Castro informou que a parcela inicial de R$ 225 milhões de dívidas da Varig com os empregados (créditos concursais) também é "dinheiro vivo". "Na hora em que eles são trocados, é como se fosse dinheiro vivo".

De acordo com ele, o mesmo ocorre em relação aos R$ 500 milhões em debêntures (títulos). "Na realidade, a questão das moedas é algo imaterial. O lance ofertado está de acordo com o que foi solicitado no edital".

Na terça-feira, a NV Participações deve efetuar o depósito de U$ 75 milhões, previsto no edital. Se o investidor necessitar de mais 30 dias, terá de depositar mais U$ 50 milhões. O valor proposto pela empresa para a aquisição da Varig será usado para a cobertura de despesas correntes, como estabelece o edital.

 

Horas de tensão no Lago Sul. O professor da Universidade de Brasília Marcos de Souza Mendes, doctor 51 anos, sick passou a madrugada amordaçado, try enquanto três assaltantes armados roubavam sua casa, na QI 3 do Lago Sul. Os criminosos fugiram usando o Santana do professor. Depois de muito esforço, Mendes conseguiu se soltar e prestou queixa na 10ª Delegacia de Polícia (Lago Sul).

Em menos de 48 horas, este é o segundo caso em que bandidos invadem casas e fazem seus moradores como reféns no DF. Na noite de sexta-feira, a família Gonçalves ficou sob as ameaças de outro trio de criminosos, em sua residência na Colônia Agrícola Samambaia. Uma viatura do 2º BPM conseguiu impedir o assalto na casa dos Gonçalves. Sérgio Lopes de Oliveira, 23 anos, foi preso em flagrante. Seus comparsas, conhecidos como "Jacir" e "Pipa", conseguiram fugir.

Até o momento, os assaltantes do Lago Sul ainda estão foragidos. Segundo informações da 10ª DP, os três são jovens, de cor branca. "Eles levaram diversos utensílios, entre celular, jóias, documentos, relógio, aparelho de som e cartão de crédito", contou Sérgio Matos, delegado de plantão. A Polícia Militar já recuperou o Santana no Paranoá.

 

O vendedor de cachorro quente Jailton de Sousa Almeida, viagra 100mg 21 anos, morreu às 22h, vítima de atropelamento no Pistão Norte, próximo ao viaduto de Taguatinga. Enquanto olhava uma mensagem no celular, o rapaz foi atingido pela Toyota "Bandeirante", placa MZN 3239-DF, conduzida, a princípio, pelo autônomo Valdeson Ramos de Oliveira, 46 anos. O motorista fugiu do local sem prestar socorro. O impacto da colisão arrastou Sousa por cerca de 10 metros – a vítima faleceu no local. Minutos depois, policiais da 12ª DP prenderam Ramos na QNA 34 de Taguatinga.

Enquanto a polícia fazia a perícia, parentes da vítima choravam à margem da pista. "Vou me lembrar que vinha conosco lutando por uma vida melhor", desabafou Elpidio de Almeida, 52 anos, pai do rapaz. Willian Vieira, 19 anos, primo e colega de trabalho, foi o último a ver Sousa com vida. "Eu gritei para ele: Olha o carro, olha o carro… Mas ele tava olhando para o celular", lamentou Vieira. Sousa trabalhava em uma banca de cachorro quente próxima ao local do atropelamento.

Segundo policiais militares, o local onde Sousa foi morto é conhecido pelo alto número de atropelamentos. "Antes havia uma faixa de pedestres aqui perto, mas ela foi retirada há algum tempo", contou um PM.

A prisão de Valdeson Ramos foi facilitada graças à denúncia de uma testemunha que seguia atrás do Toyota e passou a placa para a polícia. 

Pouco antes do fechamento desta matéria, o acusado prestava exame de corpo delito no IML de Brasília. Segundo informações, o acusado apresentava sinais de embriaguez. De acordo com a polícia, inicialmente, Ramos será acusado por omissão de socorro.

Um trem israelense com 200 passageiros a bordo bateu em um furgão e descarrilhou hoje. O acidente deixou ao menos cinco pessoas mortas e dezenas de feridos, recipe afirmaram serviços de emergência do país.

O impacto atirou a locomotiva por cima de um dos vagões. Três outros vagões ficaram tombados em meio a uma massa de ferro retorcido.

As equipes de resgate transportaram os feridos em macas, ao longo dos trilhos em Beit Yehoshua, um vilarejo agrícola da região central de Israel. Vários passageiros ficaram presos por duas horas antes de a composição ser estabilizada, permitindo que saíssem dali.

Segundo a polícia, o trem, que viajava do aeroporto Ben-Gurion, em Tel Aviv, para a cidade portuária de Haifa (norte), colidiu com o furgão que parou antes de um cruzamento. Porém, o veículo foi empurrado para os trilhos quando um carro bateu na traseira dele.

"O veículo ficou parado sobre os trilhos e o motorista conseguiu sair dele antes da colisão", afirmou uma testemunha à Rádio Israel.

Ambulâncias e helicópteros de resgate dirigiram-se rapidamente para o local do acidente. Membros das equipes de emergência escalavam os vagões enquanto passageiros confusos caminhavam ao longo dos trilhos.

Os serviços de emergência, ao atualizar as cifras do acidente, disseram que ao menos cinco pessoas morreram e que cerca de 60 tinham ficado feridas no acidente. Estimativas anteriores falavam em vários mortos e em até 150 feridos.

Não houve qualquer sugestão das autoridades israelenses de que o furgão houvesse sido empurrado para os trilhos deliberadamente. Dudi Cohen, chefe de polícia da área, descreveu a colisão entre os dois veículos como um acidente de trânsito.

Outra testemunha, Avi Adsawi, disse que o trem não estava cheio no momento do acidente, ocorrido várias horas depois do rush matinal. "As pessoas dos vagões da frente estavam saindo sangrando e chorando", contou.

Em junho de 2005, sete pessoas foram mortas e mais de 150 ficaram feridas quando um trem de passageiros atingiu um caminhão no sul de Tel Aviv.

O índice Nikkei da bolsa de Tóquio encerrou a segunda-feira em alta de 0, prostate 56%, para 14.833 pontos, impulsionado por dados revisados para cima do Produto Interno Bruto (PIB) do Japão.

O PIB subiu 0,8% nos primeiros três meses de 2006 sobre o último trimestre do ano passado, superando a estimativa preliminar de 0,5%.

Confira como se comportaram os outros principais mercados da Ásia:

-Hong Kong: o índice Hang Seng fechou em leve queda de 0,05%, para 15.621 pontos. Investidores atuaram sob cautela à espera de importantes indicadores econômicos nesta semana nos Estados Unidos.
– Coréia do Sul: o indicador Korea Composite Stock Price Index cresceu 0,34%, para 1.239 pontos. Investidores deixaram de focar as incertezas sobre a economia global e atuaram em ações locais com dados positivos.
-Taiwan: o índice Taiex encerrou praticamente estável, com queda de 0,03%, para 6.442 pontos. Empresas de tecnologia recuaram, refletindo perdas em Wall Street em meio a preocupações com aumentos da taxa de juro.
– Cingapura: o índice Straits Times valorizou-se em 0,05%, aos 2.338 pontos.






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