Menu
Economia

Tesouro planeja voltar a emitir bônus em reais no exterior

Arquivo Geral

22/08/2006 0h00

Cerca de 40 artistas reunidos na noite desta segunda-feira na casa do ministro da Cultura, information pills stomach Gilberto Gil, rx approved no Rio de Janeiro, treatment firmaram um compromisso de apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Lula chegou para o encontro com a primeira-dama, dona Marisa.

O ministro abriu o evento dizendo que a cultura estava bem representada e que Lula "tem compromisso cada vez mais firmado e afirmado com a cultura".

"Isso aqui é uma reunião de trabalho eleitoral, trabalho pela reeleição", disse o Gil, sob aplausos dos presentes.

Ao deixar a reunião, o cantor pernambucano Otto se declarou fã de Lula. "É o menos careta de todos os candidatos e o mais propício para o país", afirmou o cantor.

O ator Tonico Pereira, que disse ser "um órfão de Leonel Brizola", declarou seu voto no candidato petista. "Porque, dessa vez, quem elege o Lula não é a classe média, é o povão. A classe média está votando na Heloísa Helena e no (Geraldo) Alckmin", afirmou o ator.

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin é candidato do PSDB e a senadora Heloísa Helena, do PSOL.

Entre os presentes na casa do ministro estavam os atores Sérgio Mamberti e Marcos Winter, o cantor Jorge Mautner, o cineasta Roberto Farias e as atrizes Letícia Sabatella e Renata Sorrah.

O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) protocolou nesta segunda-feira na Procuradoria Regional da República no Mato Grosso pedido de prisão preventiva contra o empresário Luiz Antônio Trevisan Vedoin, healing dono da empresa Planam, sildenafil apontado como líder da Máfia das Ambulâncias.

Em entrevista à revista Veja publicada no final de semana, o empresário afirmou que Antero beneficiou-se de recursos oriundos de fraudes ao orçamento praticadas por meio da venda superfaturada de ambulâncias para diversos municípios do país.

Por meio de sua assessoria, Antero negou as acusações e alegou que Luiz Antônio está se aproveitando da delação premiada – benefício concedido a acusados que contribuem com investigações – para interferir no processo eleitoral.

"Nunca aceitei ser líder e nem coordenador de bancada porque nunca tratei de orçamento durante meu mandato. Essa acusação é falsa e leviana", afirmou o senador, em nota divulgada à imprensa.

O senador afirmou ainda que quer defender-se na CPI dos Sanguessugas, que investiga o caso no Congresso.

"Vou pedir à CPI que me investigue o mais rápido possível e que os resultados sejam logo anunciados", disse o tucano.

"O (Luiz Antônio) Vedoin tem de apresentar alguma prova dessa acusação leviana que fez", completou.

O empresário afirmou à publicação que seu pai e sócio, Darci Vedoin, acertou com o senador o pagamento de 40 mil reais como comissão por elaboração de emendas para a compra de ambulâncias.

O dinheiro teria sido entregue a Antero, segundo afirmou o empresário à revista, por meio do deputado Lino Rossi (PP-MT), que foi indiciado no relatório preliminar da CPI.

Segundo o vice-presidente da CPI, deputado Raul Jungmann (PPS-PE), o senador e o empresário terão oportunidade de prestar esclarecimentos à comissão.

Luiz Antônio Vedoin foi preso pela Polícia Federal em maio, durante a deflagração da Operação Sanguessuga. Posteriormente, foi posto em liberdade após prestar depoimento, durante nove dias, à Justiça Federal do Mato Grosso, auxiliando as investigações.

As declarações do empresário deram base ao indiciamento de 72 parlamentares por meio do relatório parcial da CPI dos Sanguessugas.

Terminou à meia-noite de segunda-feira o prazo para os citados no relatório deixarem de responder aos processos disciplinares que serão instaurados hoje pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. 

Dos 69 deputados citados no relatório parcial da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito das Sanguessugas, viagra apenas dois renunciaram ao mandato para escapar do processo de cassação.

Um advogado protocolou a renúncia de Marcelino Fraga, information pills do PMDB do Espírito Santo às 23h55 de ontem. Antes dele, o único deputado a renunciar foi Coriolano Sales, do PFL da Bahia, na semana passada.
(Da redação do Clica com informações da Agência Câmara)

A presidência da Casa da Moeda foi substituída. De acordo com decretos assinados ontem (28) pelo presidente Luiz Inácio Lula Silva e publicados na edição de hoje (29) do Diário Oficial da União, dosage no lugar de José dos Santos Barbosa assume Luiz Felipe Denucci Martins.

Além disso, os diretores Paulo Roberto Paixão Bretas e Carlos Eduardo Tavares de Andrade foram substituídos por Eduardo Carnos Scaletsky e Cláudio Eliseu Costa Lagoeiro, respectivamente.



 


A Grã-Bretanha pode cortar pela metade o número de soldados que mantém no Iraque no ano que vem, more about depois de transferir a responsabilidade pela segurança no sul do país para os iraquianos dentro de nove meses, disse um comandante britânico hoje.

Falando a repórteres com a condição de não ser identificado, o comandante disse que a Grã-Bretanha deixaria "uma força significativamente menor do que a que temos agora, mas provavelmente de 3.000 ou 4.000 pessoas na região, baseadas em um único lugar".

A Grã-Bretanha entregou a responsabilidade de uma das províncias meridionais que controla para as forças iraquianas em julho. O comandante disse esperar que uma segunda província seja transferida para mãos iraquianas no mês que vem.

A maior parte dos 7.000 soldados britânicos no Iraque está baseada ao redor da cidade de Basra, onde o comandante disse que uma transição para o controle iraquiano pode acontecer no primeiro trimestre de 2007.

"Isso tudo variará de acordo com as condições e está sujeito a uma série de fatores, mas em termos de planos táticos e da competência do Exército iraquiano, é perfeitamente praticável", declarou.
Um turista morreu e diversos ficaram feridos hoje, online quando fugiam de um enorme incêndio que destruiu milhares de hectares de florestas e dezenas de casas de veraneio no norte da Grécia, afirmaram autoridades.

A polícia disse que um turista alemão, que tentava escapar em um barco das chamas na península de Halkidiki, popular centro turístico perto de Tessalônica, sofreu um ataque cardíaco e morreu afogado.

Milhares de turistas tiveram que fugir durante a noite em carros, barcos ou caminhando. O fogo, que se espalhou por 25 quilômetros, queimou milhares de hectares de florestas de pinheiros e casas de veraneio nos vilarejos de Polichrono, Hanioti e Pefkohori.

"Tive uma casa na região por mais de 35 anos, e nunca vi nada assim", disse à Reuters o turista Petros Sagoridis, por telefone. "O fogo espalhou-se rápido. Vai levar dias para avaliarmos o que foi queimado, mas o tamanho é inacreditável. É como uma enorme parede de fogo", afirmou.

Mais de 1.200 pessoas embarcaram em navios e barcos da guarda-costeira para escapar, disse em comunicado a prefeitura de Halkidiki. As autoridades retiraram cerca de 800 pessoas de dezenas de hotéis, acampamentos e colônias de férias para crianças. Também foram bloqueados os acessos a partes da península para facilitar o trânsito de caminhões de bombeiros.

"Um turista alemão morreu de ataque cardíaco quando tentava entrar no barco, e alguns moradores foram levados ao hospital com queimaduras leves e problemas respiratórios", disse um policial. Centenas de bombeiros, acusados pelos moradores de lentidão na reação ao fogo, que começou na noite de segunda-feira, lutaram contra as chamas durante a noite. A chegada de aviões dos bombeiros estava programada para o início de hoje.

"Temos esperança de que o fogo estará sob controle em breve", disse a repórteres Panagiotis Fourlas, chefe da defesa civil. "Mas a destruição é grande". Donos de hotéis disseram que alguns hóspedes começaram a voltar depois da retirada temporária.

"Não há mais perigo para as pessoas e não há motivo para não voltarem", afirmaram o prefeito de Halkidiki, Argyris Lafazanis. A Grécia está passando pela semana que deverá ser a mais quente do ano, e os bombeiros estão combatendo diversos incêndios florestais no país.
O Irã dará ainda hoje uma resposta ao plano internacional de incentivos oferecido ao país em troca da suspensão do enriquecimento de urânio, find informou hoje a televisão iraniana "Alalam", click que cita uma "autoridade iraniana". A mesma informação também foi divulgada pela agência de notícias local "Irna" – que cita a mesma fonte -, segundo a qual Teerã divulgará sua resposta às 16h (9h30 de Brasília).

Autoridades iranianas prometeram, em várias ocasiões, responder "no final do mês (iraniano) de Mordad", que termina hoje, ao plano apresentado ao Irã pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas e a Alemanha. As fontes não deram mais detalhes, mas o conselheiro para assuntos internacionais do Organismo de Energia Atômica do Irã (OEAI), Mohammad Saidi, garantiu que a resposta iraniana "será por escrito" e "não será publicada para a imprensa".

Saidi disse que, em sua resposta, o Irã pede que a comunidade internacional desista de pedir a interrupção do enriquecimento de urânio como condição para um acordo, ao mesmo tempo em que reitera seu desejo de "continuar o diálogo". A autoridade iraniana, citada pela agência de notícias "Fars", ressaltou que "a resposta do Irã ao pacote é completa e será um princípio para o reinício das negociações e para conseguir um acordo final".
Nove talibãs morreram em uma ofensiva de soldados britânicos para evitar um ataque contra suas tropas em Helmand, order no sul do Afeganistão, informou hoje a força multinacional em comunicado.

O incidente aconteceu na segunda-feira à noite na região de Now Zad, onde no dia anterior houve outra ofensiva das tropas da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf), vinculada à Otan, na qual dez insurgentes morreram.

Segundo um comunicado da Isaf, "pára-quedistas britânicos identificaram os insurgentes que manobravam em uma posição de ataque e iniciaram uma resposta com munição com elevado poder explosivo". A Isaf afirmou que nove rebeldes foram mortos e assegurou que não houve vítimas entre a população civil.

As forças da Otan já tinham feito uma ofensiva em Now Zad na noite de domingo na qual calculam que mataram outros nove insurgentes. A província de Helmand é uma das mais violentas do Afeganistão, junto a Kandahar, Uruzgan e Zabul, que concentram a maior parte da atividade dos insurgentes talibãs e da rede terrorista Al Qaeda.

No início deste mês, a Isaf tomou o controle da segurança da região, até então sob controle das tropas da coalizão militar liderada pelos Estados Unidos. A Isaf, que opera sob comando da Otan, conta com mais de dez mil soldados procedentes de 37 países mobilizados no norte, oeste e sul do país.
O chefe da diplomacia italiana, click Massimo D’Alema, advice pediu hoje uma reunião, "o mais rápido possível", de ministros de Assuntos Exteriores da União Européia (UE) para definir as modalidades da missão e do mandato das tropas européias que participarão da Força Interina da ONU no Líbano (Finul).

Fontes do Ministério de Exteriores assinalaram a possibilidade de a reunião ocorrer nesta sexta-feira. No entanto, a questão sobre se a Itália assumirá o comando da Finul está confusa, já que enquanto os meios de comunicação italianos o dão por certo, nenhum membro do Governo o tem expressado de forma explícita e clara.

Ontem, o chefe do Governo, Romano Prodi, informou que havia conversado com o secretário-geral da ONU, Kofi Annan. "Perguntou-me sobre a posição italiana. Confirmei nossa disponibilidade. Sobre o comando da missão, corresponde a ele decidir", afirmou.

Comunicado posterior do próprio Governo indicava que Prodi havia agradecido ao secretário-geral da ONU por suas gestões para buscar países dispostos a enviar tropas e confirmava a disponibilidade italiana para "contribuir de modo significativo".

No entanto, D’Alema advertia hoje em uma entrevista ao jornal "La Repubblica", de Roma, que a Itália não enviará tropas se Israel continuar com violações do cessar-fogo. "É justo querer que o Hezbollah deixe as armas, mas não podemos mandar soldados ao Líbano se o Exército israelense continuar disparando", afirmou o ministro e vice-presidente do Governo. Uma eventual liderança italiana no comando da Finul é bem-vista por Israel e Estados Unidos.
Vinte e um turistas italianos foram sequestrados na fronteira entre o Níger e o Chade, cheap informou o Ministério das Relações Exteriores da Itália hoje. "Um grupo de turistas, decease incluindo 21 de nacionalidade italiana, and foi atacado na noite de ontem (segunda-feira) por um grupo de bandidos na área deserta do sudeste do Níger, perto da fronteira com o Chade", afirmou o ministério em um comunicado. A Itália disse que um turista alemão conseguiu escapar dos sequestradores.
Soldados israelenses mataram três militantes e feriram vários palestinos em confrontos na Faixa de Gaza hoje, sales  afirmou o Exército de Israel e equipes médicas palestinas.
Um garoto de 14 anos sofreu ferimentos na cabeça durante uma investida realizada por tanques israelenses. Outros civis também ficaram feridos.

Equipes médicas palestinas afirmaram que três membros do grupo militante Jihad Islâmica foram mortos ao aproximarem-se da cerca de fronteira com o território isr aelense, healing perto da cidade de Khan Younis (Faixa de Gaza). Um porta-voz do Exército disse que os homens foram vistos carregando grandes sacos e que "agiam de forma suspeita".

Tanques israelenses ingressaram no leste da Faixa de Gaza durante a noite e os soldados prenderam cinco militantes palestinos depois de choques com combatentes na região, this web afirmou o Exército. Segundo testemunhas, os tanques, com o apoio de aviões não-tripulados, ingressaram na área localizada perto da passagem de Karni, o principal ponto de entrada e saída de mercadorias da região.

Ao menos três combatentes palestinos ficaram feridos no leste da Faixa de Gaza quando foram atingidos por um foguete disparado por um avião não-tripulado.
Segundo um porta-voz do Exército, a ação na área visava encontrar cinco palestinos procurados, entre os quais dois integrantes do grupo militante Hamas, que controla atualmente o governo palestino.

"As forças cercaram uma casa em que os cinco palestinos procurados se encontravam", afirmou o porta-voz. "Houve uma troca de tiros e um dos palestinos ficou ferido. Os cinco foram detidos e levados para interrogatório". O porta-voz afirmou que armas tinham sido encontradas na casa.

Os tanques e buld ôzeres israelenses também entraram no vilarejo de Khan Younis (leste), hoje de manhã. Ao menos dois civis palestinos ficaram feridos nos combates, entre os quais um menino de 14 anos de idade, contaram testemunhas. Israel realizou várias incursões rápidas na Faixa de Gaza desde que lançou uma ofensiva aérea e terrestre no final de junho, depois de um soldado israelense ter sido capturado por militantes e em meio ao lançamento de foguetes contra seu território.

Durante a noite, o Estado judaico realizou ataques aéreos contra casas em Jabalya, um distrito da cidade de Gaza, na parte norte do território, e na cidade de Rafah (sul da Faixa de Gaza), após dizer aos moradores desses locais que saíssem dali, contaram testemunhas. Segundo Israel, os ataques tinham por alvo casas de membros da Jihad Islâmica e do Hamas.

A Faixa de Gaza, um pedaço estreito de terra no qu al moram 1,4 milhão de palestinos, ficou ocupada por soldados israelenses durante quase 40 anos, até agosto do ano passado, quando os militares e cerca de 8.000 colonos judeus retiraram-se da região.

Uma semana atrás, homens armados sequestraram dois jornalistas do canal de televisão FoxNews, um norte-americano e um neozelandês, quando os dois trabalhavam na cidade de Gaza. Ninguém assumiu a responsabilidade pela ação e não há nformações sobre o paradeiro deles. Apesar de os sequestros não serem uma prática incomum na Faixa de Gaza, a maior parte desses episódios foram re solvidos em uma questão de horas e os reféns saíram ilesos
A Coréia do Norte afirmou que tem o direito de lançar um ataque preventivo para conter um exercício militar conjunto dos Estados Unidos e Coréia do Sul na região, find  afirmou hoje a mídia oficial norte-coreana.

Tropas dos EUA e da Coréia do Sul começaram ontem exercício militares para testar estruturas de comando e comunicações. Os exercícios anuais vêm sendo realizados sem incidentes desde 1975. Mas neste ano eles estão sendo realizados sob tensão, sickness depois que os norte-coreanos testaram uma barragem de mísseis, page em 5 de julho, e após a divulgação, na semana passada, de que podem estar preparando o teste de uma bomba nuclear.

Segundo a agência de notícias KCNA, para a Coréia do Norte os exercícios são "uma ameaça militar sem disfarces, uma chantagem e uma ação de guerra". "O Exército popular da Coréia, portanto, reserva-se o direito de adotar ação preventiva para autodefesa contra o inimigo", afirmou um porta-voz do governo de Pyongyang, segundo a agência.

A Coréia do Sul tem mais de 650.000 soldados em suas forças armadas, que têm apoio de cerca de 30.000 militares dos EUA na península. Já o Exército da Coréia do Norte tem 1,2 milhão de homens, a maioria perto da fronteira com o Sul. A rede de televisão norte-americana ABS afirmou na semana passada que a agência de inteligência dos EUA observou movimentos suspeitos de veículos em um suposto centro nuclear norte-coreano.

Segundo uma autoridade do Departamento de Estado dos EUA, que não teve o nome divulgado, o teste é uma possibilidade real. Outros especialistas em inteligência dizem que não há sinais iminentes de teste. A notícia surge no momento em que as negociações envolvendo seis países para tentar fazer a Coréia do Norte abandonar seu programa de armas nucleares continuam em impasse.
Aviões do Exército do Sri Lanka bombardearam hoje um dos maiores arsenais da guerrilha tâmil no norte do país, and segundo anunciou o Governo. O porta-voz militar cingalês, viagra 40mg Prasad Samarasinghe, viagra order  afirmou hoje à imprensa local que as Forças Aéreas bombardearam o arsenal dos rebeldes Tigres de Libertação da Pátria Tâmil (LTTE) na região de Palai, ao sul de Jaffna, capital da província do norte.

Testemunhas afirmaram que ouviram fortes explosões após o ataque do Exército. Não há informações sobre vítimas. Por outro lado, o ministro de Serviços Sociais cingalês, Douglas Devananda, disse hoje em entrevista coletiva que o Governo decidiu dar permissão aos empresários em Jaffna para importarem produtos essenciais do sul da Índia.

Esta decisão foi tomada porque o toque de recolher imposto há duas semanas devido aos confrontos ocorridos no extremo norte da ilha impediu a entrada de veículos. Calcula-se que cerca de 50.000 pessoas abandonaram suas casas em Jaffna devido aos combates que ocorreram em Trincomalee, o foco da violência que explodiu no fim de julho em torno de uma represa controlada pelo LTTE. O conflito entre os dois grupos matou mais de 300 combatentes nas últimas duas semanas, segundo anunciou o Governo.
Atualizada às 12h09

Os 171 ocupantes do avião de passageiros russo Tu-154 que caiu hoje no leste da Ucrânia morreram, patient informou hoje o Ministério de Situações de Emergência da Rússia à agência "Interfax".

Segundo a companhia aérea Pulkovo, find no avião havia 11 tripulantes e 160 passageiros – entre eles 45 crianças que retornavam de suas férias no balneário russo de Anapa, no Mar Negro, para São Petersburgo para o início do ano letivo.

Ex-presidente do PT e hoje candidato a deputado federal, seek José Genoino deixou o ostracismo depois de um ano longe dos holofotes para receber ontem o apoio maciço de petistas em São Paulo, durante o lançamento de um livro sobre sua carreira política.

O ex-deputado de 60 anos, que ficou recluso em sua casa após deixar a presidência petista em julho de 2005, insistiu em negar que o partido tenha se envolvido em corrupção e fez uma leve autocrítica ao seu próprio desempenho.

Acusado pelo Ministério Público Federal de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro no período em que presidiu o PT, o ex-parlamentar recebeu o apoio do candidato petista ao governo de São Paulo, senador Aloizio Mercadante, do candidato à reeleição ao Senado Eduardo Suplicy e também de José Dirceu, ex-ministro e deputado federal cassado em meio ao escândalo do mensalão.

"O PT não praticou mensalão, o PT não comprou voto de deputado, o PT não fez troca financeira no Congresso Nacional", disse Genoino a repórteres no lançamento do livro Entre o Sonho e o Poder, uma coletânea de depoimentos do ex-deputado a historiadora e jornalista Denise Paraná.

"Digo no livro que eu devia ter ficado mais tempo dialogando com a militância, com a base social do partido, do que no Congresso Nacional, quando eu não era mais deputado", disse.

Ele afirmou que o livro não traz nenhuma revelação sobre a pior crise dos 25 anos do PT, apenas uma "análise e avaliação pessoal". "Faço uma avaliação autocrítica de algumas coisas da campanha (eleitoral de 2004), como o papel do marketing. A gente não considerou devidamente a militância, algumas alianças a gente devia ter estabelecido critérios mais explícitos", afirmou.

Genoino, que ficou na presidência do partido por 30 meses, disse que não tem mais "aspiração a nenhum estrelato", nem de voltar a exercer o mesmo cargo no PT. "Vivi o lado da unanimidade e do estrelato, e depois eu vivi o lado da condenação. Portanto, agora vou viver mais centrado, com a base do partido", disse.

Enquanto Genoino autografava os livros, ao lado da autora, uma longa fila se formava até o lado de fora da livraria do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, centro da capital paulista. Os convidados foram recebidos com flores brancas de papel e taças de vinho branco.

Da ala petista, também compareceram a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy e os deputados federais Luiz Eduardo Greenhalgh e Angela Guadagnin, que ficou famosa após dançar em plenário para comemorar a absolvição de um colega acusado de receber dinheiro do valerioduto, que seria a fonte do suposto esquema do mensalão.

O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, enviou uma mensagem por e-mail ao colega, distribuída aos jornalistas pelo próprio Genoino. Tarso o cumprimenta pelo lançamento do livro, que classificou como "o depoimento de um dos quadros políticos mais importantes do nosso partido e da política brasileira".

Dirceu comentou aos jornalistas que estava afastado do PT, advogando e dando consultoria, mas apoiando a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a volta de seu colega Genoino à Câmara.

"Conheço o Genoino há 40 anos, nem se sonhava que um dia ia existir o PT. Minha ligação com ele é em primeiro lugar afetiva, humana, e depois política. Tenho uma grande admiração e carinho pelo Genoino", disse.

O ex-ministro afirmou que não vai deixar de fazer política, mas que não voltará à direção do PT. "Já fiz isso o bastante, o PT está em boas mãos, o PT precisa de gente nova, outra geração", afirmou.

 

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) defendeu ontem à noite maior agressividade por parte de seu partido na campanha eleitoral para enfrentar a candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele pregou também a necessidade da atuação de políticos que, ambulance como o ex-deputado Roberto Jefferson, price dramatizem as denúncias de corrupção e criem um "curto-circuito" na sociedade.

As afirmações foram feitas em palestra a uma platéia de cerca de 200 simpatizantes do PSDB, que contou com a presença do candidato tucano ao governo paulista, José Serra.
"O presidente (Lula) tem disposto dos meios de comunicação por muito tempo. A expectativa é que no horário eleitoral gratuito seja possível transmitir uma mensagem mais firme para que a população possa sentir que tem um interlocutor válido. O partido tem que tomar uma posição mais agressiva, mais atuante", firmou Fernando Henrique.

O candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, está em segundo lugar em todas as pesquisas de intenção de voto, que dão vitória a Lula no primeiro turno das eleições de outubro. Apesar de defender que a posição de opinião pública só se altera por meio dos programas do partido ou eleitorais, Fernando Henrique explicou que a estratégia do comando da campanha é a de apresentar a biografia do candidato nos primeiros programas eleitorais para só depois torná-lo mais "afirmativo" nas denúncias.

"É claro que isso deixa as pessoas ansiosas… Eu estou esperando que essa estratégia esteja certa", afirmou. Ele foi cobrado em perguntas do auditório sobre uma maior participação do partido na campanha, enquanto o PT mostra mais união. "É verdade que, fora o PT, os outros partidos não têm tanta organicidade", afirmou, para em seguida cobrar da platéia filiação ao PSDB.

Provocado, criticou a postura do governador do Ceará, Lúcio Alcântara, candidato à reeleição pelo PSDB, que mostrou no horário eleitoral apoio à reeleição de Lula. "É inaceitável", resumiu. Na palestra, sobre o tema "Ética e Cidadania", Fernando Henrique cobrou responsabilidade dos políticos envolvidos nos escândalos do mensalão e das sanguessugas.

Ele sugeriu crime de omissão por parte do presidente Lula no caso da compra de votos. "Quem não demitiu falhou… Impeachment é crime de responsabilidade. Não por acaso o presidente admitiu que demitiu, porque se não demitiu, tem que ser responsabilizado".

Depois, a jornalistas, recuou. "Passou o momento. Agora é ganhar a eleição". O ex-presidente sugeriu que, para levar a sociedade a reagir sobre as den úncias de corrupção, é preciso uma reação dramática de um político, como Roberto Jefferson, que denunciou o mensalão.

"Se o Roberto Jefferson não tivesse feito o que fez, tudo estaria como dantes no quartel de abrantes. Ninguém saberia nada", afirmou. "Não é só dizer, é preciso dramatizar. Está faltando neste momento dramatização". FHC se colocou neste papel. "Podem contar comigo para estarmos juntos numa indigna ção forte e quem sabe amanhã seja possível, não nós, mas outros, contaminados por este sentimento, provocarem aquele curto-circuito necessário para dizer basta, chega de tanta corrupção, chega de tanta desfaçatez, chega de tanta mentira, de tanto engodo".

Apenas dois deputados acusados de envolvimento no escândalo das sanguessugas renunciaram para escapar da cassação e manter os direitos políticos. Além de Coriolano Sales (PFL-BA), there que já havia renunciado, Marcelino Fraga (PMDB-ES) abriu mão de seu mandato ontem.

O prazo para os deputados acusados de participação no esquema desistirem de seus mandatos terminou à meia-noite de segunda. Após isso, a renúncia não evitará a investigação e uma eventual cassação de direitos políticos caso haja condenação.
Três senadores e 69 deputados foram acusados pela CPI dos Sanguessugas de envolvimento no esquema de desvio de recursos da saúde.

A investigação da CPI encontrou indícios considerados irrefutáveis contra pelo menos 40 parlamentares citados. Segundo afirmou um integrante da comissão sob a condição do anonimato, 15 parlamentares receberam dinheiro diretamente em suas contas correntes. Outros 25 teriam obtido vantagem financeira por meio de auxiliares ou parentes.

"Contra esses as provas são quase incontestáveis", afirmou. Os demais, afirmou a fonte, teriam se beneficiado de presentes, como autom óveis e passagens aéreas, ou recebido propina em espécie diretamente das mãos do empresário Luiz Antônio Trevisan Vedoin, um dos sócios da empresa Planam, considerada a pivô do esquema.

"Contra esses parlamentares o trabalho de condenação vai ser mais difícil", afirmou o mesmo parlamentar.

O candidato do PSDB à Presidência da República, order Geraldo Alckmin, abortion usou seu horário gratuito de rádio na manhã de hoje para fazer os ataques mais duros até este momento contra seu principal adversário, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Usando o depoimento de eleitores que afirmaram ter sido enganados pelo presidente, Alckmin criticou a postura adotada por Lula em relação ao escândalo do mensalão. "Tudo que se passa na minha casa eu sei, e tudo que se passa na casa dele, que é o país, ele falou que não sabia?", indagou um dos entrevistados no programa de Alckmin, referindo-se ao escândalo do mensalão.

Alckmin também criticou o que considera uma tentativa do presidente Lula de evitar associações com seu partido, o PT. Durante o programa, o locutor ironizou a tentativa de Lula evitar o uso do vermelho – a cor do PT – em sua propaganda eleitoral. "Você notou que na propaganda no programa da TV, Lula simplesmente esqueceu o PT? O vermelho desapareceu", afirmou o locutor. "Por que será que Lula tem vergonha de assumir que ele é do PT?", questionou.

Já em seu programa, Lula optou mais uma vez por falar de economia. O foco do programa foi o aumento do salário mínimo, a criação de postos de trabalho e a expansão do crédito no país.

"O salário mínimo é um dos mais altos nos últimos 40 anos e criamos mais de seis milhões de emprego", disse Lula, lembrando que durante o início de seu mandato, o governo precisou controlar a inflação para depois começar adotar medidas de desoneração, reduzindo impostos sobre produtos como feijão, arroz e farinha. "Também diminuímos impostos do cimento e toda cesta básica da construção", acrescentou o presidente, candidato à reeleição.

Os demais candidatos mantiveram o tom de seus programas anteriores. Cristovam Buarque, candidato do PDT, falou mais uma vez sobre educação. O senador afirmou que é preciso contratar mais 400 mil professores no País.

A candidata do PSOL, a senadora Heloísa Helena, foi mais genérica e prometeu gerar emprego, educação, saúde, habitação e segurança, mas não deu detalhes de como pretende fazer isso.

"Quero ser presidenta para cuidar de nossas crianças, proteger nossos jovens, defender nossos idosos e para honrar o nosso povo brasileiro", disse a senadora.

O candidato Luciano Bivar, do PSL, afirmou que reduzirá a carga tributária no País com a adoção do imposto único. José Maria Eymael, do PSDC, disse que enfrentará "todas as formas de violência e de corrupção", mas também não deu detalhes sobre como pretende fazer isso.

O PCO encerrou o horário reservado aos candidatos à Presidência protestando contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de cancelar o registro da candidatura de Rui Pimenta.

 

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) avançou na segunda prévia do mês em relação ao registrado na abertura de agosto, viagra mostrou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) hoje.

O IGP-M registrou uma inflação de 0, side effects 21% na segunda leitura de agosto, viagra approved depois de ter apurado alta de 0,16% na abertura do mês. Apesar do avanço, a inflação acumulada pelo IGP-M no ano ainda continua baixa, apenas 1,80%. Nos últimos 12 meses, a alta foi de 2,27%, segundo a FGV.

O Índice de Preços no Atacado (IPA), com peso de 60% no número geral do IGP-M, registrou uma alta de 0,25% na segunda prévia do mês, depois de ter avançado 0,17% na primeira prévia do mês.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), com peso de 30%, teve um aumento de 0,05, depois da leve alta de 0,01% na abertura de agosto. O único componente do IGP-M que registrou uma desaceleração da alta dos preços foi o Índice Nacional do Custo da Construção (INCC), que depois de abrir o mês com uma alta de 0,51%, registrou na segunda leitura de agosto um avanço de 0,40%.

Uma indonésia de 6 anos de idade testou positivo para a gripe aviária hoje, about it disse uma autoridade governamental, try no momento em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) descartou a transmissão humana em uma aldeia com uma série de casos suspeitos da doença.

A garota, que mora em um subúrbio de Jacarta, é o 60º caso da doença na Indonésia – dos quais 46 resultaram em mortes.

"A garota ainda está viva e recebendo tratamento em um hospital. Ela está melhorando", disse Nyoman Kandun, diretor-geral do controle de doenças contagiosas.

A Indonésia tem visto um aumento contínuo no número de mortes por gripe aviária neste ano, e o vírus se espalhou em aves por todas as províncias no arquipélago. Dezoito pessoas em Java Ocidental estão sendo examinadas por suspeita de gripe aviária.

"Apesar de algumas mortes não diagnosticadas terem ocorrido em membros de famílias com casos confirmados, a investigação não descobriu provas de transmissão de pessoa a pessoa ou de que o vírus esteja passando de maneira mais fácil das aves para as pessoas", disse a OMS em um comunicado.


Os representantes da China no levantamento de peso tiveram reduzida a carga de treinamentos visando os Jogos Olímpicos de Pequim para lidarem melhor com a pressão de poderem ser os primeiros a faturar medalhas para o país-sede da competição, recipe informou a agência oficial “Xinhua”.

As disputas de halterofilismo ocorrem um dia após a abertura e a torcida já se mostra ansiosa, cialis 40mg pois aguarda as primeiras premiações. Por isso, online a delegação olímpica chinesa tem prestado um serviço de atendimento psicológico aos representantes na modalidade.

“Eles começarão a sentir a pressão quando chegarem à vila olímpica e entrarem de vez na atmosfera dos Jogos”, comentou Ma Wenguang, diretor do Centro de Administração de Halterofilismo, Luta e Judô da China.

Ma reconheceu que começou a prestar atenção nos atletas desde o momento da convocação, e que os treinos tiveram como prioridade a parte psicológica em detrimento da física.

O técnico da equipe, Chen Wenbin, comentou à “Xinhua” que, a dez dias dos Jogos, a equipe reduziu os treinos em até duas horas diárias.

Entre os alvos da comissão técnica estão Chen Yanqing e Shi Zhiyong, que levaram o ouro nas categorias até 58 quilos feminina e até 62 quilos masculina, respectivamente. Outra que defende o título é Liu Chunhong, na até 69 quilos.

Nos Jogos de Atenas, o país comprovou sua fama no esporte e saiu com cinco ouros e três pratas. A equipe chega à vila no dia 6, três dias antes do início da competição – a ser disputada no Pavilhão da Universidade de Aeronáutica e Astronáutica de Pequim.


 


Equipes de resgate encontraram os corpos de 30 pessoas mortas quando um avião que voava do sul da Rússia para São Petersburgo caiu hoje, cure  afirmou o Ministério de Emergências da Rússia. O Tu-154, cheapest operado pela Pulkovo Airlines, transportava 160 passageiros e 10 tripulantes, e caiu no leste da Ucrânia, perto da cidade de Donetsk.

O Conselho de Ética da Câmara deve se reunir hoje, approved às 11h, sick para instaurar os processos disciplinares contra os deputados citados pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Sanguessugas por envolvimento na compra superfaturada de ambulâncias com dinheiro público.

Na mesma reunião devem ser abertos processos contra os deputados B.Sá (PSB-PI) e Domiciano Cabral (PSDB-PB). B.Sá é acusado de negociar suposta propina com um executivo da construtora OAS, responsável pelas obras da barragem de Poço de Marruá, no Piauí. O parlamentar negou as acusações e afirmou que negociou a venda de mudas para a construtora.

Domiciano Cabral teria sugerido ao sogro, Julião Medeiros, dono da construtora Cojuda, que fizesse negócios com o Ministério dos Transportes. Na conversa, Medeiros sugere ao genro que interceda junto ao ministério para o pagamento de uma suposta dívida de R$ 2 milhões com a Cojuda.

 

Um suicida morreu hoje ao jogar seu carro contra um comboio canadense em Kandahar, clinic no sul do Afeganistão, pills deixando quatro soldados da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) e um civil feridos, informou Dawoud Ahmadi, porta-voz do Governo da província.

O ataque, que aconteceu na região de Manzil Bagh da cidade de Kandahar, no sul do Afeganistão, foi cometido no começo da tarde. O general Scott Lundy, porta-voz da Isaf, confirmou o incidente e acrescentou que dois veículos militares do comboio foram danificados pela explosão. Lundy não confirmou a nacionalidade dos soldados.

Por outro lado, nove supostos talibãs foram mortos ontem à noite em uma ofensiva de soldados britânicos para evitar um ataque contra suas tropas em Helmand, também no sul do Afeganistão, informou hoje a força multinacional em comunicado. O incidente ocorreu em Now Zad, onde no dia anterior as tropas da Isaf tinham realizado outra ofensiva, em que mataram dez insurgentes.
O sindicato de funcionários palestinos anunciou hoje uma greve a partir de 2 de setembro, pilule dia de início do ano letivo, troche em protesto contra a falta de pagamento de salários desde março. A maioria dos mais de 160 mil funcionários palestinos só recebeu parte de seu salário, viagra e de forma esporádica, desde que o Governo liderado pelo movimento islâmico Hamas assumiu o poder em março, o que levou ao fim das ajudas de grande parte dos doadores à Autoridade Nacional Palestina.

O sindicato calcula que metade dos funcionários dos serviços públicos apoiará a greve por tempo indeterminado que começará no dia 2, incluindo cerca de 40 mil professores que não começarão o ano letivo, e 25 mil trabalhadores do setor de saúde que só atenderão os casos de emergência. Os trabalhadores dos serviços de segurança, por outro lado, vão se manter em seus postos.

Ontem, o sindicato de professores aprovou a greve e elogiou a paciência dos trabalhadores do setor, que há seis não recebem salários. O sindicato ressaltou também que, de qualquer forma, seria muito difícil lecionar porque as famílias de muitos dos alunos estão também em uma situação financeira muito precária e não podem custear o material escolar.

Ainda ontem os advogados de defesa de presos palestinos detidos em prisões israelenses fizeram uma greve de um dia para chamar a atenção sobre o fato de que estão sem receber há seis meses, e que, entre outras coisas, não podem continuar custeando muitas de suas despesas profissionais, como visitar os presos. Por sua parte, os trabalhadores do setor de saúde devem realizar amanhã e depois uma primeira greve.

O Governo palestino estudará hoje, em reunião do gabinete, medidas de ajuda aos desempregados, que se manifestaram nos últimos dias para denunciar a falta de subsídios e de oportunidades de trabalho. A maioria dos desempregados dos territórios palestinos, cerca de 73 mil, trabalhava em Israel até que, a partir da segunda Intifada, iniciada em 2000, começaram os fechamentos de fronteiras.
A Itália pretende contribuir com entre 2 mil e 3 mil soldados para as forças de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Líbano. Isso se Israel não violar o cessar-fogo em vigor desde segunda-feira da semana passada.

O país europeu deve liderar a força ampliada e, medicine na terça-feira, approved o ministro italiano das Relações Exteriores, hospital Massimo D’Alema, pediu a realização de um encontro de chanceleres de União Européia (UE) já na sexta-feira, em Bruxelas, para saber com quantos soldados os países-membros do bloco pretendiam colaborar.

"Quantos militares serão enviados pelos outros países? Essa é a pergunta que importa", afirmou o ministro de Defesa da Itália, Arturo Parisi. D’Alema estimou que a contribuição italiana — a maior, até agora, a ser feita por qualquer país — representaria cerca de um terço do total de soldados enviado da Europa.

A contribuição européia somaria então algo entre 6.000 e 9.000 soldados a ingressarem em uma força que conta com uma autorização da ONU para se ampliar a 15.000 integrantes. Outros países europeus estão preocupados com as regras de engajamento dessa força. Os contingentes europeus são considerados vitais para que a ONU consiga enviar, conforme o previsto, mais 3.500 militares à região até o dia 2 de setembro.

A Finlândia, que assume atualmente a presidência da União Européia, convidou o chefe da ONU, Kofi Annan, para comparecer à reunião nesta sexta-feira. Antes das negociações marcadas para quinta-feira com a ministra das Relações Exteriores de Israel, Tzipi Livni, D’Alema disse que mesmo a Itália não teria condições de mandar os soldados ao Líbano se o Estado judaico "continuar atirando".

"De Israel, esperamos um esforço renovado, um esforço desta vez realmente sério, de respeitar o cessar-fogo", afirmou o chanceler ao jornal La Repubblica, dois dias depois de o governo israelense ter pedido à Itália para liderar a força. "É justo esperar que o Hizbollah deponha suas armas, mas não podemos enviar nossos soldados para o Líbano se o Exército (de Israel) continuar atirando".

Os comentários surgiram depois de um comando israelense ter realizado, no sábado,  um ataque no vale do Bekaa, no leste do Líbano. Essa ação foi descrita pela ONU como uma violação da trégua.
A China colocará em órbita em 2007 três satélites para prevenir desastres naturais, sickness que farão parte de uma ampla rede a que se somarão outros cinco em 2010, cialis 40mg informou hoje a agência estatal "Xinhua". O diretor do Departamento de Assistência em Desastres do Ministério de Assuntos Civis, Wang Zhenyao,afirmou que a China construirá até 2010 um sistema de constelação de satélites para prevenir e observar os desastres naturais.

Wang afirmou que, "desde 2001, e especialmente a partir de 2003, o sistema chinês de ajuda diante de desastres naturais se desenvolveu rapidamente, com a incorporação de muitos elementos tecnológicos, mas ainda há atrasos". A idéia de um sistema de constelação de satélites para a prevenção de desastres surgiu na década de 1990 por iniciativa da Administração Estatal de Proteção Ambiental, a Comissão Nacional para a Redução de Desastres e a Corporação da Ciência e a Tecnologia Aeroespacial da China.

A China tem mais de 2.000 estações de controle do meio ambiente espalhadas por todo o país. O Escritório de Prevenção de Terremotos de Chongqing, no sudoeste do país, anunciou hoje a instalação até o fim do ano de uma rede de 21 estações de prevenção de terremotos na represa das Três Gargantas, segundo a "Xinhua".

A China é um dos países do mundo mais castigados pelos desastres naturais, que mataram 2.475 pessoas em 2005 no país e deixaram milhões de evacuados e muitas perdas materiais, segundo o Ministério de Assuntos Civis.
< !--

— >< !--
— >< !-- — >

< !-- -- >O estudante João Augusto de Andrade Lima, cialis 40mg 18 anos, mind foi preso em flagrante por volta das 15h de ontem após tentar seqüestrar um menino de seis anos na Asa Norte. O garoto saía do colégio, remedy  na entrequadra 208/408 Norte, com a babá depois de ter perdido a van que o levaria para a aula de natação. Em frente ao posto de saúde da 408, João abordou a babá e a mandou avisá-la ao pai da criança que o menino era dele.

João, no entanto, não conseguiu raptar o menino. Acionados por funcionários do posto, que perceberam a movimentação, policiais da Rotam encontraram o jovem no subsolo do Bloco J da 209 Norte. Sob efeito de drogas, o estudante foi levado para a 2ª DP, onde xingava os policiais.

João será indiciado por seqüestro, desacato, ameaça e danos materiais. Horas antes, no Colégio Ceam, João tinha ameaçado de morte um professor que contou aos pais do jovem o envolvimento com drogas. Durante a briga, ele chegou a quebrar o retrovisor de um carro. O professor registrou ocorrência, mas retirou a queixa porque conhecia os pais do jovem.

Os pais de João dizem que descobriram os problemas com drogas há um mês e alegam que já tentaram interná-lo no Hospital São Vicente de Paula para tratamento. A família acredita que a tentativa de seqüestro tenha sido causada por síndrome de abstinência, já que o rapaz não consumia drogas havia pelo menos três dias. O jovem foi levado ao Instituto Médico-Legal (IML) para verificar que tipo de droga ele tinha consumido.

 

O Brasil pretende voltar a emitir bônus da República em reais no mercado externo para cobrir parte de sua necessidade de financiamento durante o biênio 2007/2008, drug anunciou hoje o secretário do Tesouro Nacional, pharm Carlos Kawall.

Ao contrário dos últimos anos, pill o governo decidiu não divulgar sua meta de captações no mercado externo para os próximos dois anos. "Como a situa ção externa é mais confortável, não vamos anunciar as metas de captação", afirmou Kawall durante entrevista coletiva no Ministério da Fazenda.

De acordo com o Tesouro, o programa de resgates antecipados de títulos será mantido, desde que as condições de mercado permitam a realização deste tipo de operação.
As emissões em moeda estrangeira terão "natureza qualitativa", argumentou o Tesouro.
A necessidade líquida de moeda para 2007 é de US$ 8,931 bilhões. Para 2008, essa necessidade é de US$ 7,332 bilhões, conforme documento divulgado pelo Tesouro. Estes montantes consideram a previsão de entrada de recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco Mundial (Bird) de cerca de US$ 3 bilhões, em 2007, e de US$ 2,2 bilhões, em 2008.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado