Um grupo de empresas dirigido pelo consórcio industrial alemão Siemens investirá 600 milhões (cerca de R$ 1, health 63 bilhões) para ampliar a fábrica elétrica de Az Zour, no leste do Kuwait.
A Siemens informou hoje que o Ministério de Energia do Kuwait encomendou a um grupo de empresas, no qual também estão a companhia belga Cockerill Maintenance & Ingénierie e a empresa kuwatiana Alghanim International, a ampliação das instalações elétricas de Az Zour.
A fábrica, que atualmente funciona com turbinas a gás, produzirá eletricidade também com turbinas a vapor e ampliará sua capacidade de produção a 1.600 megawatts, contra 1.040 megawatts atuais.
A primeira fase das obras será encerrada em março de 2010, e, três meses depois, começará a segunda fase da ampliação das instalações. Do volume total do pedido, a Siemens obterá 350 milhões de euros (R$ 970 milhões).
A Siemens construiu em 2005 a fábrica de Az Zour, com uma potência de produção de 1.000 megawatts, e em julho assinou um contrato de serviços com o Governo kuwaitiano para ficar responsável pela manutenção de oito turbinas a gás e de fornecer peças de reposição para turbinas e geradores durante cinco anos.