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Economia

Serviços Digitais Aumentam Sua Relevância Durante Pandemia

Jornal de Brasília

03/05/2021 11h48

Atualizada 02/10/2021 12h09

Faz mais de um ano que o mundo teve que se adaptar a uma vida completamente diferente da esperada.

Mudanças e até cancelamento de planos se tornaram coisas comuns no dia a dia de todos os perfis da sociedade.

Empresários grandes, médios e pequenos, microempreendedores, autônomos, empregados celetistas, vendedores comissionados, representantes comerciais, funcionários públicos e trabalhadores essenciais, de todos os nichos, tiveram que mudar seus hábitos, horários, locais de trabalho, forma de atendimento e muito mais.

Felizmente, o ser humano possui uma natureza fortemente adaptável e consegue, com certo esforço, criar formas de superar dificuldades e imposições para manter o atendimento de suas necessidades e realizar seus desejos.

Na pandemia, fazer com que a vida continuasse seguindo um fluxo próximo do comum foi um objetivo coletivo.

Manter a economia girando, tentar fazer com que os empregos não se perdessem e dar continuidade em projetos pessoais, familiares e profissional exigiu e tem exigido esforços individuais, realizados por todos os perfis da sociedade.

Um dos setores que trabalhou com toda energia durante o ano de 2020, e continua se superando em 2021, é o de serviços digitais e comerciais online.

Entre os que mais receberam destaque e aumento de demanda, os mais requisitados foram os serviços e produtos que solucionavam uma situação de necessidade imediata.

Abaixo, um resumo dos serviços digitais que ganharam relevância durante a pandemia de covid-19.

Assistência Jurídica

Os últimos meses trouxeram questões inéditas e inesperadas para a vida dos cidadãos de todo o mundo.

No Brasil, questões sociais ganharam ainda mais relevância e os problemas se tornaram mais evidentes na vida de famílias de baixa renda.

O avanço do desemprego, o fechamento das escolas, as pequenas residências com grande número de moradores, a falta de liberdade para encontros sociais e lazer e outros fatores fizeram com que o aumento do número de divórcios e processos de pensão alimentícia atingisse um recorde, excedendo todos os números já registrados em cartório antes da pandemia.

A possibilidade de realizar o divórcio em cartório, facilitando o procedimento de divórcio, aumentou mais ainda a quantidade de pessoas que oficializam a separação, em decorrência da facilidade para divorciar. Com a restrição de circulação imposta a todo o país, foi prestando assessoria online que os advogados auxiliaram nessas e em outras questões que envolvem imbróglios familiares.

Criação de Sites

Criar um site até o início de 2020 era uma opção muito aconselhável.

Ainda assim, o número de empreendedores que trabalhavam e divulgavam seu trabalho de forma presencial, não era pequeno.

Com o início na pandemia do Brasil, a busca por pessoas interessadas em digitalizar suas operações cresceu abruptamente, fazendo com que o valor para criar um site aumentasse até 100% em algumas agências durante os primeiros meses de pandemia.

Empresas mais consolidadas no mercado, como a Bqhost, já possuíam uma estrutura capaz de atender um grande número de clientes sem precisar abrir mão do atendimento aos pequenos empreendedores que possuíam capital limitado para o desenvolvimento de seus projetos, mas essa não foi a realidade de todo o mercado.

Quem optou pela contratação de profissionais autônomos ou freelancers também teve dificuldades de encontrar valores baixos para a contratação por hora, pois o aumento da demanda ocupou grande parte dos profissionais experientes.

Apesar de tudo isso, os profissionais que ficavam à sombra do mercado, operando sempre nos bastidores, tornaram-se os mais procurados e capazes de auxiliar negócios a resistirem a uma das crises mais violentas dos últimos séculos.

Inbound Marketing e SEO

Há poucos anos atrás, falar em publicidade e marketing estava fortemente vinculado à ideia de realizar anúncios na televisão, rádio, revistas, jornais ou outdoors.

Mais recentemente, essas ideias foram sendo expandidas para anúncios na internet, especialmente em forma de banners em sites e posteriormente, com anúncios no Google e nas mídias sociais.

A princípio, ter resultados era “fácil”. A concorrência na internet era muito pequena. Havia poucos sites e menos ainda, marketplaces.

O conhecimento sobre anúncios era bastante limitado e poucos podiam ter acesso a ele, o que fazia com que os precursores realizassem vendas sem precisar desempenhar um grande esforço.

Com o avanço do uso de smartphones, ampliação do alcance e velocidade da internet e maior uso das mídias sociais e whatsapp, as vendas online se popularizaram fortemente e muita gente entrou no mercado. 

Com a concorrência cada vez maior, não bastava mais anunciar, era preciso anunciar BEM. Falar com o público certo, na hora certa, da forma certa.

Muito dinheiro foi desperdiçado, por diversas empresas, até que elas passaram a utilizar o inbound marketing e tentar compreender o que é seo, que é justamente o um método que se baseia na construção da confiança do público e na conquista dele, além de melhorar o site diante do Google a fim de levar mais público gratuito para dentro da plataforma.

Durante a pandemia, milhares de novas lojas online foram criadas e quando tudo isso passar, apenas 30% continuarão se mantendo no mercado. Provavelmente, serão as que investiram corretamente seu orçamento publicitário.

Os serviços oferecidos pelas agências de inbound ajudaram um número imenso de novos lojistas a criarem suas estratégias de desenvolvimento virtual. Além disso, o mercado abriu e continua abrindo vagas para profissionais que possuem capacidade analítica e criativa.

E-commerce

O e-commerce mostrou, definitivamente, o quanto pode ser importante para a sociedade moderna.

O que antes era apenas um facilitador ou um recurso adicional se tornou a principal forma de compra para diversos tipos de produtos.

Idosos, pessoas com comorbidades, gestantes e mães de bebês e crianças pequenas foram alguns dos públicos que precisaram proteger sua saúde de forma especial, mas essas pessoas também precisam realizar compras e resolver questões que, anteriormente, poderiam ser feitas de forma presencial.

As lojas de enxovais, como a Boutique Baby, têm oferecido um suporte essencial para gestantes e mães de crianças pequenas, que precisam adquirir produtos e roupas para os recém-nascidos e devem evitar a circulação para se proteger do contágio.

Além disso, outro ponto que tem feito com que as compras online sejam a principal escolha dos últimos meses é o fato de evitar o contato de várias pessoas com os produtos antes da tomada de decisão, o que acaba se tornando mais um fator de proteção.

Dados de diversas pesquisas confirmam que a facilidade de realizar a busca pelos melhores preços e conseguir informações sobre os produtos foram alguns dos fatores que fizeram com que o e-commerce brasileiro tivesse um crescimento de 70% em 2020, em relação ao ano anterior.

Os brasileiros encontraram nas compras online um facilitador da rotina, um aliado na hora de economizar e, principalmente, um meio de se proteger do coronavírus ao realizar suas compras a partir de casa.

Conclusão

Os serviços digitais têm cumprido seu papel na pandemia e podem nos levar à reflexão de como foi importante que esses canais tenham surgido antes mesmo de precisarmos tanto deles.

As facilidades oferecidas pelo mercado online e as novas vagas de emprego que têm surgido em virtude dele, especialmente as que oferecem condições de trabalho em Home Office ou com número reduzido de pessoas em contato, fazem com que o olhar do brasileiro para o digital fique ainda mais positivo, mostrando que não há apenas uma clara consolidação de mercado, mas um novo padrão de pensamento na sociedade.

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