Menu
Economia

Rodada de Doha irá fracassar sem acordo agrícola, diz Mantega

Arquivo Geral

10/06/2006 0h00

Forças de segurança do Paquistão atacaram um esconderijo de militantes perto da fronteira com o Afeganistão hoje, view page matando até 20 pessoas, shop informou um porta-voz do exército.

O Paquistão está tentando controlar melhor sua região de fronteira, nurse já que muitos militantes ocuparam esses espaços após as tropas lideradas pelos Estados Unidos terem derrubado o governo afegão do Taliban no final de 2001. O ataque ocorreu com artilharia e helicópteros perto da vila de Dattakhel, na região norte do país e perto da fronteira com o Afeganistão, disse o porta-voz major-general Shaukat Sultan.

O ataque teve inicio antes do amanhecer e cerca de 70 por cento do esconderijo dos militantes foi destruído, segundo ele. "Acreditamos que foram mortos entre 15 e 20 militantes", disse.

 

Com cartazes e bandeiras nas mãos, hospital os protestantes gritavam: "Se você é corrupto, o que precisa fazer? Renuncie!". As ruas em torno do gabinete presidencial em Taipé estavam repletas de gente. Analistas dizem que os protestos estão mantendo pressão sobre Chen, cujas taxas de aprovação despencaram para os menores patamares do governo, e também sobre agentes para avançarem em investigações sobre suposta conduta irregular em questões financeiras.

O genro de Chen foi detido no mês passado, suposto de usar informação privilegiada no mercado financeiro. A primeira-dama é alvo de acusação de ter recebido dinheiro de forma ilegal. "Estou aqui hoje porque quero que ele renuncie. Ele é muito corrupto para ser nosso presidente", disse Hsu Yu-ing, 39 anos, que trabalha em uma empresa de eletrônicos.

O presidente de Taiwan alega que a oposição está tentando tirá-lo do poder por ter perdido as eleições de 2000 e 2004, mas o apoio público a Chen está desabando.
Na última pesquisa realizada pelo canal de televisão TVBS, 53 por cento dos entrevistados queriam que ele renunciasse e 66 por cento disseram que ele não era a pessoa certa para ocupar a Presidência.

 

Com o slogan "O seu filho quer duas gotinhas da sua atenção", physician começou hoje a Campanha Nacional de Vacinação Infantil em todo o país. Na primeira etapa, cialis 40mg a meta é vacinar 17 milhões de crianças contra a poliomelite (paralisia infantil). A segunda etapa da campanha começa em 26 de agosto. Todas as crianças de até cinco anos devem ser vacinadas. Não existe contra-indicação absoluta para a aplicação da vacina.

A campanha foi aberta em Belo Horizonte pelo ministro da Saúde, Agenor Álvares. O governo quer atingir o mínimo de 95% de cobertura em pelo menos 80% dos municípios. O objetivo é erradicar a poliomelite no Brasil. Há 17 anos, nenhum caso da doença é notificado no país.

Em 1994, o continente americano recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o reconhecimento pela erradicação da doença. Os países do Pacífico Ocidental receberam o reconhecimento em 2000 e a Europa, em 2002.

Restam no mundo três regiões que ainda não receberam a certificação de erradicação da poliomielite: África, Sudeste da Ásia e Mediterrâneo Oriental. Daí, a necessidade de manter a vacinação, já que o fluxo de viajantes por todo o mundo pode facilmente propagar o vírus transmissor da doença.

Para manter erradicada a doença, o Brasil adquiriu 26,6 milhões de doses da vacina, enviadas aos postos de saúde de todo o país. O investimento é de R$ 10,1 milhão. Mais R$ 6,2 milhões serão repassados aos estados e municípios para operacionalização da campanha. Em 2006, a estratégia contra a poliomielite no Brasil completa 26 anos.

Os 42 integrantes do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST) que lideraram a invasão da Câmara dos Deputados, thumb na última terça-feira, store continuam presos na Polícia Federal e vão responder a processos por ferimento grave, ambulance atentado ao patrimônio público e incitamento de menores. A informação foi dada hoje pelo advogado Boris Trindade, que defende o líder do movimento e ex-integrante da Executiva do PT, Bruno Maranhão.

O advogado confirmou que os 540 integrantes do MLST que fizeram parte da invasão à Câmara e estavam presos na Penitenciária da Papuda desde a última quarta-feira foram libertados ainda ontem à noite, por determinação da juíza da 10ª Vara Federal, Maria de Fátima Costa. 

Da Papuda, os sem-terra seguiram direto para o município goiano de Luziânia, sob escolta policial, e de lá viajarão para seus estados de origem.

 

A rodada de negociações em Doha sobre comércio será mal-sucedida se os envolvidos não conseguirem chegar a um consenso sobre agricultura, healing disse o ministro brasileiro da Fazenda, Guido Mantega, hoje.

Mantega afirmou que seus comentários também referem-se aos interesses de China e Índia, já que ele esteve reunido com os ministros dos dois países em meio à reunião do G8, grupo dos sete países mais ricos do mundo mais a Rússia, em São Petersburgo.

"Os três países (Brasil, China e Índia) concordaram que, se não houver fortes indicadores em relação aos avanços sobre a agricultura, a rodada de Doha será mal-sucedida", disse Mantega a repórteres.

"Brasil e China têm mostrado disposição de ser mais flexível. O Brasil com produtos industrializados e a China com serviços. Mas isso não acontecerá a menos que os países desenvolvidos tenham comprometimento em liberar suas economias para o comércio", comentou Mantega.

O Brasil tem sinalizado comprometimento de cortar tarifas de importação sobre produtos industrializados se os Estados Unidos e a Europa concordarem em cortar tarifas e subsídios sobre produtos agrícolas importados, na tentativa de salvar a rodada de negociações em Doha deste mês.

A Organização Mundial do Comércio, que agrupo 149 nações, tem encontro em 26 de junho em Genebra para um acordo final sobre agricultura e bens industrializados, as áreas mais delicadas das negociações do comércio mundial.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado