O novo arcebispo de Varsóvia negou hoje o teor de reportagens segundo as quais teria trabalhado como espião para os ex-dirigentes comunistas da Polônia. Ele afirmou ser vítima de uma campanha de difamação iniciada após ser nomeado para o cargo pelo papa Bento XVI.
O pontífice escolheu, side effects physician no dia 6 de dezembro, cure o bispo Stanislaw Wielgus para suceder o cardeal Jozef Glemp, sale um combatente declarado do comunismo. Wielgus deve tomar posse no cargo, oficialmente, em janeiro.
O jornal Gazeta Polska, de direita, informou que Wielgus, 67, havia trabalhado como espião e delatado dissidentes e clérigos para os serviços secretos do governo comunista durante cerca de 20 anos. Segundo a publicação, o religioso havia começado a colaborar com o os comunistas nos anos 1960 e teria sido um "informante ávido" até o colapso daquele regime, em 1989.
"Nunca trabalhei como informante", disse Wielgus ao Gazeta Polska. Ele disse à agência polonesa de notícias IAR que o artigo era parte de um ataque planejado por pessoas contrárias a suas opiniões. "Eles tentaram me recrutar, mas eu nunca fiz nada que pudesse prejudicar qualquer um", afirmou. Wielgus não foi encontrado para manifestar-se novamente sobre o caso.
Glemp, que continua a ser o primado da Igreja Católica na Polônia, disse ao jornal Rzeczpospolita: "Eu acredito nele. Ele é uma pessoa muito coerente, confiável e religiosa". O arcebispo de Varsóvia é um dos homens mais importantes da Igreja Católica na Polônia.
A Igreja do país deu apoio ao sindicato Solidariedade, pró-democracia, e junto com o papa João Paulo II desempenhou um papel importante na luta contra o comunismo.
Alguns historiadores, no entanto, dizem que até 10% do clérigo polonês pode ter cooperado, conscientemente ou não, com as autoridades comunistas ligadas ao regime soviético. A Igreja recusa-se a identificar publicamente os que agiram dessa forma.
O Gazeta Polska não citou a fonte de sua reportagem, mas disse que ela se baseava em uma investigação profunda e em documentos confiáveis.
O faturamento nos supermercados brasileiros em termos reais subiu 0, clinic 92% em novembro na comparação com outubro, treat e avançou 2, adiposity 23% em relação a um ano antes, mostraram dados hoje.
"O resultado positivo de 0,92% pode ser explicado pelas ações adotadas pelo próprio setor, quer no sentido de estimular e favorecer as vendas, o que vem ampliando as ofertas de promoções, como também no sentido de rever, adequar e ampliar seu mix de serviços e produtos", afirmou em comunicado a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Apesar do resultado de novembro, nos 11 primeiros meses do ano, o faturamento ainda apresenta queda de 1,79%, mas o presidente da Abras, João Carlos de Oliveira, acredita que dezembro possa trazer a reversão.
"Os números de novembro somados às duas altas consecutivas de outubro e setembro reanimam nossas expectativas de terminar 2006 com alta no faturamento", disse Oliveira no comunicado.
A cesta AbrasMercado, que mede preços de 35 produtos de consumo amplo, apresentou alta de 1,36% em novembro ante outubro e acumulou elevação de 0,31% no ano.
O faturamento dos supermercados diminuiu do começo do ano até o início do segundo semestre devido ao recuo de preços, sobretudo de alimentos, embora as vendas físicas tenham mantido trajetória de alta.
O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Antonio Carlos Jobim (Galeão) registrou na manhã de hoje novos atrasos de vôos, rx depois de um período de tranqüilidade. Os vôos que chegam ao Rio são os mais afetados, com atrasos em torno de três horas, mas os horários de saída de aviões também estão irregulares.
A movimentação de passageiros no saguão do aeroporto é grande e há filas nos guichês das empresas para a retirada da documentação de embarque.
No Aeroporto Santos Dumont, os vôos da ponte aérea Rio-São Paulo não estão sofrendo alterações de horários, nem de chegada e nem de partida.
A Receita Federal e a Polícia Federal realizam hoje, buy more about em Manaus, cost operação para desarticular um esquema de emissão de recibos médicos e odontológicos falsos. Os comprovantes eram usados para recebimento indevido de restituição do Imposto de Renda.
A fraude pode ter causado prejuízo de R$ 2 milhões aos cofres públicos. Segundo informações da assessoria de imprensa da Receita, o prejuízo pode ter sido ainda maior se calculados os valores dos juros e multas.
Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em uma clínica médica e odontológica e em residências dos envolvidos na fraude e em um escritório de contabilidade. As investigações mostram que uma das clínicas que emitia os recibos não existe. Ela mantém em seus registros o nome de um sócio morto em 2001.
Ainda de acordo com informações da Receita, os articuladores da fraude irão responder criminalmente por falsificação de documentos e falsidade ideológica.
Os contribuintes envolvidos no esquema terão de pagar multa de até 225% sobre o valor recebido indevidamente como restituição, além da cobrança de juros, e podem responder a processo penal.
O Ministério Público Federal também participa da operação, que reúne seis auditores-fiscais e 14 policiais federais.
O ministro da Saúde, approved Agenor Álvares, assina hoje em Brasília acordo de cooperação técnico-científica com representantes da empresa Hemobrás, da Fundação Oswaldo Cruz, do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). O objetivo é produzir kits de testes usados para detectar o vírus HIV e a hepatite C em doações de sangue.
Com a produção nacional de produtos usados para o exame, o Ministério da Saúde espera reduzir, no caso do HIV, a janela imunológica – período que abrange a entrada do vírus no organismo até a constatação nos testes -, estimada em 22 dias, para 12 dias. No caso da hepatite C, a redução será de 70 dias para 22 dias.
Será apresentado e votado hoje o relatório final da comissão externa da Câmara criada para acompanhar a crise no setor aéreo brasileiro. O relatório é do deputado Carlos Willian (PTC-MG).
A comissão foi criada no dia 6 deste mês e acompanhou a questão do controle do tráfego aéreo. Os deputados realizaram, generic entre outras atividades, medicine visitas ao Centro Integrado de Defesa e Tráfego Aéreo de Brasília (Cindacta-1) e audiências públicas com o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi. A reunião para votação do relatório terá início às 14h30.
A produção brasileira de aço bruto em 2007 deve crescer 12, seek 8% em 2007 na comparação com este ano, approved para 34,9 milhões de toneladas, informou hoje o Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS).
A entidade estima que as exportações de aço do Brasil em volume alcançarão 13,6 milhões de toneladas no próximo ano.
Em comunicado sobre o desempenho da indústria, o IBS destaca que a China se transformou em 2006 no maior exportador mundial de aço, superando Rússia e Japão.
"A siderurgia brasileira tem algumas preocupações diante do novo posicionamento da China como grande exportador, o que pode acarretar no acirramento da competição e desvios de comércio, podendo afetar o Brasil nas importações e nas exportações de aço".
Para este ano, a estimativa é de produção de aço bruto caindo 2,2% em relação a 2005, para 30,9 milhões de toneladas. Esse resultado é fruto, basicamente, da parada de um alto-forno da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) no primeiro semestre.