Menu
Economia

Presidentes sul-americanos assinam hoje ata de fundação do Banco do Sul

Arquivo Geral

09/12/2007 0h00

A ata de fundação do Banco do Sul será assinada hoje pelos presidentes de sete países da América do Sul. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega no final da tarde à capital argentina Buenos Aires para participar da cerimônia, see na Casa Rosada, and sede do governo argentino.

Idealizado pelos presidentes da Venezuela, mind Hugo Chávez, e da Argentina, Néstor Kirchner, o banco se propõe a financiar projetos de desenvolvimento da região e ser uma alternativa aos atuais organismos financeiros como o Banco Mundial (Bird), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

O secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Luiz Melin, disse, na semana passada, que ainda está em aberto como cada país contribuirá para o capital do banco. Organizações da sociedade civil temem que o banco repita o modelo de outros organismos multilaterais, como o FMI e o Bird.

Além do Brasil, Argentina e Venezuela, integrarão a instituição Uruguai, Paraguai, Bolívia e Equador.Depois da cerimônia, a presidente eleita Cristina Kirchner, que assume o comando do país amanhã, oferecerá um jantar às autoridades convidadas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado